PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANDRE MANZONI DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE MANZONI DE LIMA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Auditório II
TÍTULO: Aspectos Perturbativos das Teorias de Campo do Tipo Horava Lifshitz
PALAVRAS-CHAVES: Potencial efetivo; Teorias tipo Horava-Lifshitz; Modelo de Gross-Neveu; Renormalizabilidade
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: No inicio do seculo XX, a Mecanica Quantica e a Teoria da Relatividade Restrita mudaram radicalmente nocoes basicas da fisica. Da juncao destas duas teorias surgiu a Teoria Quantica de Campos, base da construcao do Modelo Padrao de Particulas Elementares, o qual descreve tres das quatro interacoes fundamentais (a interacao eletromagnetica, a fraca e a forte). A interacao gravitacional e descrita classicamente pela Teoria da Relatividade Geral, cuja formulacao teorica e bem diferente da usada na descricao das outras tres interacoes. Esforcos iniciais visando unicar todas interacoes numa mesma base conceitual se mostraram infrutiferos. A razao reside no fato de que a gravidade, se tratada no contexto da TQC, retorna resultados matematicamente divergentes. Diversas teorias foram propostas como forma de unicar o tratamento da gravidade com o das outras interacoes. Uma das propostas, introduzida por Petr Horava em 2009, consiste em aprimorar as divergencias encontradas anteriormente atraves da introducao de um espaco-tempo anisotropico. Uma vez que a teoria de Horava muda essencialmente as nocoes de espaco e tempo, ca a pergunta de como os modelos usuais tratados pela TQC se comportam frente a essa mudanca. Nesta tese estudamos dois modelos de TQC generalizados para o contexto da anisotropia de Horava. Calculamos o potencial efetivo em um laco para a QED escalar por dois metodos. O primeiro, independente da escolha de calibre, foi o metodo de Dirac para sistemas vinculados. No segundo calculamos o potencial efetivo em um calibre particular, o qual levou ao surgimento de fantasmas de Faddeev-Popov. Tambem estudamos o modelo de Gross-Neveu, para o qual calculamos a equacao de gap, vericando quebra da simetria de paridade e geracao dinamica de massa sob condicoes especicas. Calculando a equacao de gap para temperatura nita, obtivemos a temperatura critica para qual ocorrem tais fenomenos. Analisamos tambem a renormalizabilidade da teoria no contexto da expansao 1/N. Por m vericamos a possibilidade da geracao do termo de Chern-Simons no modelo de Gross-Neveu anisotropico.
Presidente - 2664371 - ALBERT PETROV
Interno - 6332381 - DIONISIO BAZEIA FILHO