PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA MARA GUSMAO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONIA MARA GUSMAO COSTA
DATA: 30/10/2018
LOCAL: LASERS / PPGENF
TÍTULO: Trabalho para a pessoa idosa: um estudo retrospectivo de representações sociais.
PALAVRAS-CHAVES: envelhecimento; idosos; trabalho; representações sociais; enfermagem; saúde.
RESUMO: Introdução: O mundo tem experimentado um acréscimo no número e na proporção de idosos em sua população, as transformações do perfil demográfico sobre a participação do idoso no mercado de trabalho, inclusive dos aposentados, pode ser indicativo da necessidade da mudança no padrão de vida, onde um complemento na renda pode gerar melhoria nas condições mínimas de sobrevivência. Neste contexto, o envelhecimento influencia diretamente a capacidade para o trabalho englobando as condições físicas, mentais e sociais do indivíduo em relação ás exigências das especificidades do trabalho, levando em consideração, também, aspectos da comunidade, organização e ambiente. Assim, a forma como o trabalho é vivenciado pelos idosos depende fortemente da variedade de contextos sociais, políticos e culturais em que tal fração etária está inserida. Assim, precisamos desvelar a percepção dos idosos em relação ao trabalho para o idoso através da Teoria de Representações Sociais (TRS), pois esta permite compreender o senso comum num grupo social específico, a partir do que se tem como realidade própria. Objetivos: compreender as possíveis associações entre os fenômenos que compõem as representações sociais do trabalho para a pessoa idosa; identificar atitudes, comportamentos e crenças sobre o trabalho para a pessoa idosa; avaliar a percepção subjetiva sobre trabalho para a pessoa idosa; Identificar as representações sociais sobre trabalho para a pessoa idosa, de acordo com características dos idosos; traçar o perfil sóciodemográfico. Método: Constituiu-se num estudo exploratório, retrospectivo de abordagem quanti-qualitativa, utilizando como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, no período de março a setembro de 2013 e 2018 com 200 voluntários ao total, de ambos os sexos em uma cidade do Nordeste brasileiro, escolhidos aleatoriamente. Os dados originaram-se de um questionário semiestruturado organizado em três partes: Associação livre de palavras; Informações pessoais & Perfil social. A análise foi realizada com auxílio do software IRAMUTEQ® e SPSS 20.0, sendo interpretados segundo a Teoria de Representações Sociais e a Teoria dos Papéis Sociais para identificação dos tipos de sentidos atribuídos, além de realizar estudo bibliométrico sobre a Teoria de Representações Sociais e de revisão sobre o mercado de trabalho e pessoa idosa. Resultados: Desta pesquisa foram originados cinco artigos apresentados nos resultados e discussão. Dois artigos estão publicados; o terceiro corresponde ao artigo de qualificação, o quarto está em fase de construção e será apresentado em defesa de tese e o quinto está em processo de submissão. Conclusões: A ideia de que os indivíduos podem ser influenciados pelo contexto social, deve ser bastante debatido em pesquisas empíricas que investiguem a interação entre os atributos da pessoa idosa no mercado de trabalho, assim como a percepção que venham ter da sua saúde, pois a mesma está relacionada com o grupo e o contexto em que se vive. Partindo desse pressuposto, pode-se deduzir que não é a idade, por si só, um fator impeditivo à realização do trabalho, mas os aspectos funcionais do ponto de vista físico e psíquico da pessoa.
Interno - 335603 - ANTONIA OLIVEIRA SILVA
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA