PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: STHEPHANIE DE ABREU FREITAS

DISCENTE: STHEPHANIE DE ABREU FREITAS
DATA: 30/11/2018
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: SABERES, PRÁTICAS E DISCURSOS DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE O CUIDADO AO HOMEM IDOSO DOENTE DE TUBERCULOSE
PALAVRAS-CHAVES: Atenção primária à Saúde. Tuberculose Pulmonar. Assistência Integral à Saúde do Idoso. Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A Tuberculose e uma doenca infecciosa sendo considerado um problema de saude publica mundial. Na literatura, varios estudos tem evidenciado que o diagnostico e o tratamento da doenca em idosos necessitam de estrategias de controle, cuidados e coordenacao entre os profissionais de saude em ambito primario. Nesse contexto, a responsabilidade e tanto da gestao quanto dos profissionais da Estrategia de Saude da Familia, pois a mesma se constitui como porta de entrada do sistema de controle da tuberculose, devendo agregar cuidados basicos e especializados ao tratamento da doenca, tendo como pressuposto uma comunicacao sistematica entre os servicos, mediada pelo fluxo de referencia e contrarreferencia do municipio no combate a este agravo em homens idosos. Objetivo: Analisar o discurso a partir das marcas identificadas nas falas dos enfermeiros a respeito das estrategias de controle da tuberculose realizadas em homens idosos por meio dos atributos essenciais da Atencao Primaria a Saude. Metodo: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado entre Maio a Julho de 2018, no municipio de Joao Pessoa- PB. Os sujeito colaboradores do estudo foram 4 enfermeiros que atuam nas Estrategias de Saude da Familia. Para analise do material empirico, utilizou-se o dispositivo teorico-analitico da Analise de Discurso, de matriz francesa. Esse estudo foi aprovado em 2017 pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba, conforme o parecer nº 2.303.457 com CAAE nº 76631817.2.0000.5188. Resultados: Emergiram os seguintes blocos discursivos: Analise da situacao das estrategias de controle da tuberculose em homens idosos e As praticas de cuidado realizadas pela enfermagem ao homem idoso com tuberculose que dificultam a execucao dos atributos essenciais da Atencao Primaria a Saude. Consideracoes finais: Os discursos analisados apontam para uma filiacao ideologica que as estrategias utilizadas pelos enfermeiros da atencao primaria nao estao contribuindo para o controle da tuberculose em homens idosos e existem obstaculos para a efetivacao dos seus atributos, logo e importante que os gestores atuem com as equipes desses servicos para proporcionarem uma assistencia integral e mais coordenada em dimensoes que promovam um cuidado humanizado para essa populacao.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 026.259.607-52 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO - UFCG