PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GLENDA AGRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLENDA AGRA
DATA: 14/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: saber e o fazer de enfermeiros nos cuidados paliativos destinados à pessoa com ferida tumoral maligna cutânea
PALAVRAS-CHAVES: Úlceras cutâneas. Neoplasias. Enfermagem. Ensino. Aprendizagem. Conhecimento.
PÁGINAS: 273
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: Enfermeiros da Atencao a Saude de Alta Complexidade tem encontrado dificuldades para cuidar paliativamente de pessoas com feridas tumorais malignas cutaneas, devido a fragilidade no conhecimento sobre a tematica. Esta pesquisa emergiu da necessidade em avaliar o saber e o fazer de enfermeiros nos cuidados paliativos destinados a pessoa com esse tipo lesao, por meio de uma intervencao educativa embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivo: Avaliar os efeitos da intervencao educativa pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa como estrategia de mudanca no saber e no fazer de enfermeiros da Atencao a Saude de Alta Complexidade nos cuidados paliativos a pessoa com ferida tumoral maligna cutanea. Metodo: Pesquisa quase experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quantiqualitativa, realizada com 51 enfermeiros que atuam em um hospital filantropico de Joao Pessoa/PB. Os criterios de inclusao foram: enfermeiros que exercessem atividades laborais diretamente com pacientes; disponibilidade de horario para responder ao instrumento antes e depois do curso e comparecer ao curso. Para os criterios de exclusao, consideraram-se as faltas nos dias relacionados a terceira e quarta aulas durante a intervencao educativa. As etapas operacionais da pesquisa foram: (1) Revisao integrativa sobre feridas tumorais malignas cutaneas; (2) Revisao integrativa sobre analise do conceito de Aprendizagem Significativa a luz de David Ausubel; (3) Construcao e validacao dos instrumentos de coleta de dados; (4) Indicadores psicometricos de uma medida acerca do saber e do fazer de enfermeiros nos cuidados paliativos a pessoa com ferida tumoral maligna cutanea e (5) Intervencao educativa. A intervencao educativa ocorreu entre agosto e setembro de 2017, com carga horaria de 25 horas. Os sujeitos responderam um instrumento sobre o saber e o fazer nos cuidados paliativos a pessoa com ferida tumoral antes e depois da intervencao. Na analise dos dados quantitativos, utilizou-se a versao 22.0 do pacote estatistico SPSS, com indicadores estatisticos descritivos e psicometricos. Resultados parciais: Ao verificar as propriedades psicometricas do instrumento respondido pelos sujeitos, a fidedignidade dos itens apresentou alfa de Cronbach superior a 0,70 em todos os dominios. Sendo assim, e possivel elaborar um pressuposto teorico sobre o fenomeno, no qual quanto maior for o saber nos dominios relacionados aos cuidados paliativos a pessoa com ferida tumoral maligna cutanea, maior sera o fazer destes cuidados.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANA TAMAR OLIVEIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - ALYNNE MENDONCA SARAIVA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Presidente - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA