PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: LILIA DE MEDEIROS BARBOSA

DISCENTE: LILIA DE MEDEIROS BARBOSA
DATA: 29/11/2018
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: O CUIDADO PRESTADO A PESSOAS IDOSAS COM TUBERCULOSE A PARTIR DO DISCURSO DE CUIDADORES FAMILIARES
PALAVRAS-CHAVES: Tuberculose Pulmonar; Envelhecimento populacional; Cuidadores Familiares; Gestão em Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A tuberculose configura-se como uma problematica de saude publica, de maior mortalidade no mundo entre as doencas infectocontagiosas. Sua ampla disseminacao ligada ao envelhecimento populacional demonstra a preocupante problematica que e o deslocamento da incidencia da doenca para os idosos. Nesse contexto, o cuidador familiar entra como protagonista do cuidado, assumindo a responsabilidade de apoiar as atividades do idoso, bem como exercendo um papel essencial que vai desde o diagnostico da doenca ate a alta por cura. Objetivo: Analisar os sentidos e significados presentes nos discursos de cuidadores familiares relacionados ao diagnostico da TB e o cuidado as pessoas idosas residentes no municipio de Joao Pessoa-PB. Metodo: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado entre Maio a Julho de 2018, no municipio de Joao Pessoa- PB. Os sujeito colaboradores do estudo foram 6 cuidadores familiares que acompanharam os idosos no processo de adoecimento. Para analise do material empirico, utilizou-se o dispositivo teorico-analitico da Analise de Discurso, de matriz francesa. Esse estudo foi aprovado em 2017 pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba, conforme o parecer nº 2.303.511 com CAAE nº 76727317.7.0000.5188. Resultados: Emergiram dois blocos discursivos: Fatores relacionados a gestao do cuidado em tuberculose e Dificuldades relacionadas ao cuidado desenvolvido pelos cuidadores familiares, os quais a partir dos discursos foram identificados que as acoes de controle da tuberculose apresentam obstaculos na efetivacao de seus atributos e que a pratica da gestao do cuidado na dimensao familiar traz consigo implicacoes negativas que podem contribuir para uma oferta de cuidado fragilizada. Consideracoes finais: Os discursos analisados apontaram fragilidades e dificuldades no processo de cuidado ofertado, seja por parte dos servicos de saude, seja por parte do familiar. Logo e importante que os profissionais e gestores da saude se sensibilizem com a problematica da tuberculose de forma a desfazer os nos criticos encontrados, bem como, operacionalizem acoes e estrategias capazes de ofertar um apoio maior aos cuidadores familiares que sofrem com a sobrecarga do cuidado.
Presidente - 026.259.607-52 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO - UFCG
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA