PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: TAINA DE ARAUJO SANTIAGO

DISCENTE: TAINA DE ARAUJO SANTIAGO
DATA: 29/11/2018
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: Síndrome de Burnout: estudo com profissionais de Enfermagem que atuam em Centro de Terapia Intensiva
PALAVRAS-CHAVES: Burnout; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A Sindrome de Burnout ou Sindrome do Esgotamento Profissional acomete individuos de profissoes que lidam com pessoas, causando desgaste ou exaustao emocional, referente a sentimentos de fadiga e dificuldade em lidar com situacoes estressoras. Essa dissertacao e formada por dois artigos. O primeiro, teorico, intitula-se Sindrome de Burnout em Enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva: um estudo bibliometrico. Objetivo: Caracterizar a producao cientifica acerca da Sindrome de Burnout em enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliometrico, com abordagem quantitativa e documental, realizado a partir da busca online nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saude (BVS) e no Portal Capes, em artigos publicados no periodo de 2000 a 2017, nos idiomas portugues, ingles e espanhol, com textos completos, perfazendo um total de 46 artigos. Resultados: Observou-se um maior numero de publicacoes a partir do ano de 2011. Com relacao aos periodicos, 30 deles foram responsaveis por divulgar os estudos sobre a tematica. Quanto ao idioma, predominou o portugues. Os descritores Sindrome de Burnout, Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem, foram os que tiveram maior incidencia. As palavras que representaram maior conteudo semantico na tematica estudada e que mais se destacaram pela alta frequencia nos textos analisados foram burnout, profissional, enfermeiro, hospital e terapia. Conclusao: Foi possivel observar que estudos nesta area vem avancando cada vez mais. No entanto, verifica-se ainda ser incipiente a producao cientifica sobre a tematica. Introducao: O segundo artigo trata-se de uma pesquisa original, intitulada: Prevalencia da Sindrome de Burnout na equipe de Enfermagem de um Centro de Terapia Intensiva. Objetivo: Identificar a prevalencia da Sindrome de Burnout e sua relacao com alguns fatores sociodemograficos, na equipe de Enfermagem, que atua em um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital Universitario, no municipio de Joao Pessoa – Paraiba. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratoria, com abordagem quantitativa. A populacao do estudo envolveu a equipe de Enfermagem, composta por enfermeiros e tecnicos, que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados atraves de um questionario estruturado e um instrumento validado: Cuestionario para la Evaluacion del Sindrome de Quemarse por el Trabajo; foram codificados e analisados estatisticamente. Resultados: Participaram da pesquisa 115 profissionais da enfermagem, predominando trabalhadores do sexo feminino, casados, com filhos e com idades entre 25 a 59 anos. A maioria dos enfermeiros apresenta nivel medio para a Sindrome de Burnout. No entanto, dentre os fatores associados a sindrome, verificou-se que algumas das variaveis estudadas demonstram uma maior vulnerabilidade, sao elas: sexo, estado civil, remuneracao e tempo de atuacao profissional. Conclusao: Os resultados sao preocupantes, tendo em vista a percepcao da grande prevalencia da Sindrome de Burnout entre os profissionais que compuseram o presente estudo, demonstrando que existe uma grande exposicao dessa equipe a fatores determinantes para o adoecimento.
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA
Presidente - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA