PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: FABRÍCIA MARIA DE ARAÚJO BUSTORFF MELO

DISCENTE: FABRÍCIA MARIA DE ARAÚJO BUSTORFF MELO
DATA: 29/11/2018
LOCAL: sala de aula do PPGENF
TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS: ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Burnout. Enfermagem. Hospital Universitário.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: a Sindrome de Burnout (SB), que e caracterizada como um processo de resposta a sobrecarga proveniente do ambiente de trabalho, podendo ocasionar o esgotamento do trabalhador, levando a reducao no desempenho laboral, desgaste nas relacoes interpessoais, e no comprometimento da saude do individuo. Essa dissertacao e composta por dois artigos: o primeiro intitula-se Sindrome de Burnout em enfermeiros de hospitais universitarios: Um estudo bibliometrico. Objetivo: Caracterizar os indicadores bibliometricos da producao cientifica em artigos, dissertacoes e teses, acerca da Sindrome de Burnout em enfermeiros que atuam em hospitais universitarios. Metodologia: Estudo bibliometrico, com abordagem quantitativa, constituido por artigos, dissertacoes e teses. Foram selecionadas a Biblioteca Digital de Teses e Dissertacoes, o Portal CAPES e a Biblioteca Virtual de Saude (BVS), publicados no periodo de 2000 a 2017, nos idiomas portugues, ingles e espanhol, com texto completo, totalizando 26 publicacoes. Resultados: Observou-se um aumento da producao cientifica no ano de 2010. Os artigos foram a modalidade da producao cientifica com maior numero; o idioma predominante, o portugues. Quanto a distribuicao das Instituicoes de Ensino Superior que abordaram o tema, destacaram-se aquelas localizadas na regiao Sudeste do Brasil. A formacao profissional do autor principal das producoes cientificas, prevaleceu, as publicacoes desenvolvidas por enfermeiros. Os descritores Enfermagem, Saude do Trabalhador e Esgotamento Profissional, foram os que apresentaram maior destaque. Conclusao: Apos a realizacao deste estudo, faz-se premente impulsionar pesquisadores para publicar estudos com o tema abordado. Apesar de os documentos levantados indicarem que ainda existe um numero reduzido de publicacoes, estes norteiam estudos como esse e podem embasar futuras pesquisas. O segundo artigo e uma pesquisa original, intitulada: Sindrome de Burnout em Enfermeiros assistenciais de um hospital universitario. Objetivo: avaliar a predisposicao para a Sindrome de Burnout e sua relacao com os fatores sociodemograficos em enfermeiros que atuam em um hospital universitario do municipio de Joao Pessoa-PB. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratorio-descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com enfermeiros assistenciais das Unidades de Clinica Medica, de Doencas Infecciosas e Parasitarias, Clinica Cirurgica e Pediatrica de um hospital Universitario. Foram aplicados um questionario semiestruturado e um instrumento validado no Brasil para avaliar a SB. Os dados foram coletados, codificados e analisados estatisticamente. Resultado: Dos 54 Enfermeiros da pesquisa, predominou participantes do sexo feminino, casados e com filhos. Tambem prevaleceu participantes pos-graduados, com remuneracao entre 5 a 10 salarios minimos. A maioria dos Enfermeiros apresentou nivel medio de risco para o burnout, achado esse, bem preocupante. Dentre os fatores de associacao ao burnout, o transtorno ocorre mais em enfermeiras, sem companheiro conjugal, sem filhos e com carga horaria excessiva. Conclusao: Esses resultados merecem um certo cuidado, tendo em vista a vulnerabilidade dos profissionais participantes em desenvolver a Sindrome de Burnout. Destaca-se a relevancia deste estudo pela necessidade de melhor compreender os fatores que contribuem para o processo saude/doenca dos trabalhadores de enfermagem em instituicoes hospitalares.
Externo ao Programa - 2300787 - BETANIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS
Presidente - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA