PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANA DE MORAIS RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATANA DE MORAIS RAMOS
DATA: 27/11/2018
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: VALIDAÇÃO DA NOMENCLATURA DE DIAGNÓSTICOS, RESULTADOS, INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA A UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA GERAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Processo de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Diagnóstico de Enfermagem; Estudo de Validação.
RESUMO: Introducao: A Classificacao Internacional para a Pratica de Enfermagem (CIPE®) e um sistema de linguagem unificado e dinamico capaz de fornecer dados que embasam o processo decisorio do enfermeiro. Quando direcionado aos cuidados intensivos, podem otimizar o cuidado prestado por meio de um unico sistema de classificacao eficaz. Objetivo: Validar os conceitos constantes na Nomenclatura de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do HULW/UFPB. Metodo: Trata-se de uma pesquisa metodologica, desenvolvida em tres etapas: construcao das definicoes operacionais, validacao de conteudo e clinica dos conceitos de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem para uma unidade de terapia intensiva geral de um hospital escola. Resultados: Foi realizado o mapeamento cruzado de 60 diagnosticos/resultados de enfermagem da Nomenclatura para UTI Geral com a CIPE® versao 2017, resultado em 58 conceitos, sendo 38 (65,6%) constantes e 20 (34,4%) nao constantes na classificacao. Foram construidas as definicoes operacionais para os 58 conceitos diagnosticos/resultados de enfermagem, sendo validados 57 conceitos em conteudo atraves do metodo por consenso. Em seguida, foram submetidos ao processo de validacao clinica na UTI Geral, sete estudos de caso clinicos, sendo validados 41 diagnosticos/resultados, 23 (56,1%) constantes na Nomenclatura para UTI Geral e 18 (43,9%) nao constantes. Quanto as intervencoes, foram tracadas 980 intervencoes, que apos normalizacao foram excluidos 752 por se encontrarem em repeticao ou similaridade dos enunciados, resultando em 227 intervencoes validas. Conclusao: Estudos de validacao de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem aprimoram e operacionalizam a utilizacao da Nomenclatura durante a pratica assistencial gerando maior qualidade no cuidado prestado as pessoas sob cuidados intensivos.
Externo ao Programa - 2526011 - ANGELA AMORIM DE ARAUJO
Externo à Instituição - FABIOLA DE ARAUJO LEITE MEDEIROS