PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNY ANDERSON DE OLIVEIRA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNY ANDERSON DE OLIVEIRA CRUZ
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: O CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA XEROSE CUTÂNEA EM IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Envelhecimento da Pele; Saúde do idoso.
RESUMO: Introdução: A integridade da pele é uma condição indispensável para a realização de suas diversas funções. Considerando as alterações comuns no processo de envelhecimento, a xerose cutânea caracterizada pelo ressecamento apresenta elevada frequência e pode gerar complicações para os idosos como decorrência da alteração do aspecto visual, sensorial e da integridade. Objetivo: Identificar como os enfermeiros avaliam a pele dos pacientes idosos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de campo, com abordagem quantitativa, realizado com 101 enfermeiros assistenciais de quatro hospitais da grande João Pessoa-PB, entre os meses de julho a setembro de 2018. Os critérios de inclusão foram: atuar nas unidades como enfermeiros assistenciais, estar no serviço há pelo menos seis meses, bem como utilizar o processo de enfermagem enquanto método para a assistência, além de estar em atividade durante o período de coleta de dados. Foram excluídos da pesquisa, os enfermeiros que atuavam apenas em funções administrativas, ou estavam afastados por licença ou férias no período de coleta. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: 1 - estudo teórico-reflexivo sobre as contribuições de Wanda Aguiar Horta e revisão integrativa da literatura; 2 - construção e validação de conteúdo do instrumento; 3 - aplicação do instrumento; e 4 - validação de constructo do instrumento. Para a análise dos dados foram realizadas análises estatísticas descritivas de distribuição e frequência a partir delas calculadas medidas de tendência central e desvio padrão, além da média, considerando um nível de significância de 95%. Também foi realizado teste qui-quadrado para variáveis categóricas e análise fatorial exploratória para observação do comportamento dos dados quanto ao instrumento utilizado. Foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob o número do CAAE: 89318318.3.0000.5188 e parecer consubstanciado 2.731.985. Resultados: Destaca-se que a maioria afirmou sempre considerar a faixa etária (84,2%), avaliar a coloração da pele (83,2%), avaliar o turgor e a elasticidade da pele (64,4%), buscar a existência de rachaduras (53,5%), observar a existência de lesões na pele (90,1%), a presença de descamação (61,4%), de prurido (63,4%). Dos profissionais participantes 83,2% disse nunca ter usado equipamento importado para avaliar a hidratação da pele. A partir da análise fatorial foram definidos três fatores de constructo do instrumento: tratamento realizado para a xerose cutânea, cuidados preventivos para a xerose cutânea e avaliação da pele, com variância total de explicação de 47,77%, teste de esfericidade de Bartlett com p< 0,001 e o alfa de Cronbach geral de 0,811. Conclusão: O estudo demonstrou a importância que os enfermeiros revelam em relação a considerar a faixa etária e observar a existência de lesões, bem como a necessidade de educação continuada para melhorar a qualidade do cuidado. O instrumento mostrou-se válido e confiável contribuindo para a prática dos enfermeiros como parte integrante no processo do cuidar de idosos bem como instrumento para realização de pesquisas sobre a temática.
Externo à Instituição - GLENDA AGRA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA