PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELENIR DE ARAÚJO LAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELENIR DE ARAÚJO LAGO
DATA: 07/03/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: A VIVÊNCIA DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS-SIGAA
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância; Docentes; Educação Superior; Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação.
RESUMO: Introdução: a educação a distância vem se destacando como ferramenta utilizada no ensino à graduação permitindo maior flexibilidade e dinamicidade na aprendizagem. Neste contexto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vêm dispondo de sistemas de informações para gerenciar os dados acadêmicos dos docentes, neste caso o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Objetivos: traçar o perfil sociodemográfico e institucional dos docentes dos cursos da área de saúde, descrever a vivência dos docentes em relação ao uso do SIGAA no processo ensino-aprendizagem dos discentes dos cursos de graduação da área de saúde e identificar as dificuldades e facilidades na utilização dessa ferramenta. Método: estudo exploratório, descritivo, de abordagem quanti-qualitativo. A seleção da amostra foi pelo método de amostragem aleatória estratificada por departamento, com alocação ótima, 100 docentes da UFPB. Utilizou-se o programas estatísticos com uso de estatística descritiva e inferencial, e para os dados qualitativos o software IRAMUTEQ com a análise de conteúdo de categoria temática de Bardin. O projeto de pesquisa foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com o nº de CAAE 7110918.5.0000.5188. Resultados: o perfil da amostra é composta por docentes com idade média de 47,6 anos, prevalecendo docentes do sexo feminino, casadas, com título de doutorado, em média com 13,9 anos de serviço na universidade, regime de dedicação exclusiva, sendo que a maioria atua apenas na graduação, ministrando até 3 disciplinas, com média de 4 orientandos na graduação e 1 orientando na pós-graduação e em média possui 1 projeto de extensão por professor, com carga horária de 14,31 horas semanais. A maioria não coordena grupo de pesquisa. Evidenciou-se que os docentes têm mais facilidade no uso de ferramentas relacionadas ao ensino da graduação, sendo o uso deficiente no manejo da extensão, pesquisa, biblioteca, e utilização de atividades em ambiente virtual. Na análise qualitativa, originou seis classes: uso do SIGAA em sua integralidade; experiência dos docentes na utilização do SIGAA; processo de interação entre docentes e discentes; ferramenta de uniformização e desburocratização; entraves na utilização do SIGAA; facilidades vivenciadas pelos docentes com o uso do SIGAA. Conclusão: os docentes ainda encontram-se distantes de integrar efetivamente a prática didática-pedagógica à tecnologia disponibilizada pelo SIGAA.
Presidente - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA