PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEANE ROSA RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEANE ROSA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 20/03/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Capacidade funcional, estresse percebido e qualidade de vida relacionada à saúde de pessoas com sequelas de acidente vascular encefálico
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Acidente vascular cerebral. Atividades cotidianas. Estresse psicológico. Qualidade de vida.
RESUMO: Introdução: Nas últimas décadas houve um aumento da ocorrência de doenças crônicas no mundo, dentre elas se destaca o acidente vascular encefálico (AVE). As repercussões do AVE trazem desafios inesperados à vida dos sobreviventes como as limitações funcionais, que interferem na realização do autocuidado, na interação social, no desenvolvimento do papel familiar e no trabalho, o que pode ocasionar situações estressantes e repercutir negativamente na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) dessa população. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional, o estresse percebido e a QVRS de pessoas com sequelas de AVE. Método: Estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 160 pessoas com sequelas de AVE cadastradas nas Unidades de Saúde da Família do município de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados mediante a utilização de um instrumento semiestruturado para obtenção dos dados sociodemográficos e de saúde, o Índice de Barthel, a Escala de Estresse Percebido (EPP-10) e a Escala de Qualidade de Vida pós AVE (EQVE-AVE). Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado sob parecer de número 2.994.882, com CAAE 91360718.1.0000.5188. Resultados: As pessoas com sequelas de AVE apresentaram dependência funcional moderada, estresse percebido elevado e baixa QVRS, com maior comprometimento nos domínios Papéis sociais e Papeis familiares. Identificou-se correlação estatística significativa entre a QVRS com a capacidade funcional (r=705; p<0,000) e o estresse percebido (r= -436; p<0,000), demonstrando que a QVRS de pessoas com sequelas de AVE se eleva, à medida que a funcionalidade aumenta e o estresse diminui. Conclusões: A capacidade funcional e o estresse percebido influenciam de forma significativa à QVRS de pessoas com sequelas de AVE.
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO
Externo ao Programa - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES