PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MARIA GUEDES CHAVES ROLIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA MARIA GUEDES CHAVES ROLIM
DATA: 25/03/2019
LOCAL: GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA/HULW
TÍTULO: ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO COM ENFERMEIROS DE UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: ENFERMAGEM. ASSÉDIO MORAL. VIOLÊNCIA NO TRABALHO. SAÚDE
RESUMO: Introdução: O assédio moral é um tipo de violência capaz de promover danos físicos e psíquicos as suas vítimas e, por isso, vem sendo muito debatida na área de saúde do trabalhador, sendo, portanto, objeto de crescente preocupação mundial, por parte de trabalhadores e também da comunidade científica. Esta dissertação é composta por dois artigos. Artigo 1 - Implicações do assédio moral na saúde do trabalhador de enfermagem: Revisão integrativa da literatura. Objetivo: investigar as implicações da prática do assédio moral na saúde do trabalhador de enfermagem em artigos científicos disseminados em periódicos online da área da saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em periódicos nacionais e internacionais nas bases de dados LILACS, MEDLINE, IBECS e na Biblioteca Virtual SciELO. A amostra foi constituída por 22 publicações. Como critérios de seleção das publicações foram incluídos: artigos originais em português, inglês e espanhol que contemplassem o tema assédio moral na saúde do trabalhador de enfermagem, entre os anos de 2000 e 2018, com textos disponíveis na íntegra. Foram excluídos os estudos de revisão, relato de caso, em formato dissertação e tese. Após a análise dos trabalhos, foram criadas duas categorias: implicações do Assédio Moral na saúde física e outra na saúde psicológica do assediado. Resultados: A análise dos artigos revelou que a saúde física e mental dos profissionais de enfermagem que são assediados é totalmente afetada, pois os principais sintomas apresentados são: ansiedade, depressão, insônia e distúrbios digestivos, trazendo transtornos emocionais, sociais, familiares e financeiros para o assediado. Conclusão: As implicações do Assédio Moral na saúde do (a) trabalhador (a) de enfermagem, causam sérios transtornos na sua vida familiar e profissional, sendo relevantes os resultados encontrados nesse estudo para o combate e prevenção dessa prática. Artigo 2 - Assédio moral no trabalho: estudo com Enfermeiros de unidades de pronto atendimento. Objetivo: investigar o assédio moral a partir do entendimento dos enfermeiros de unidades de pronto atendimento sobre tal violência. Método: estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Coleta de dados realizada por meio de entrevista com instrumento semi-estruturado. A amostra foi composta por 30 enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA Oceania, UPA Célio Pires de Sá e UPA Cruz das Armas). Estudo com aprovação ética (CAAE) nº: 99833718.8.0000.5183 Resultados: a partir dos dados obtidos, observou-se que os enfermeiros, vítimas do assédio moral nas instituições supramencionadas, sofreram humilhações, perseguições e constrangimentos, ocasionando distúrbios físicos e psíquicos. Quanto à caracterização do fenômeno não há um consenso com relação à frequência das agressões e ao tempo total de exposição da vítima à violência e o assediador pode se manifestar através de condutas diversas. Conclusão: Esta pesquisa contribui na ampliação da visibilidade do fenômeno assédio moral e divulgação das formas de apresentação da violência no ambiente laboral do enfermeiro. Espera-se que essa pesquisa tenha disponibilizado resultados favoráveis ao debate dos atuais e futuros enfermeiros, e seja reconhecida no campo do ensino, pesquisa e assistência, especialmente de estudantes e profissionais da enfermagem.
Externo ao Programa - 2300787 - BETANIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA