PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIELI RODRIGUES NÓBREGA VIDERES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIELI RODRIGUES NÓBREGA VIDERES
DATA: 03/04/2019
LOCAL: Laboratório de Cuidar em Enfermagem
TÍTULO: Produção do conhecimento acerca do processo de cuidar em Saúde e Enfermagem: uma metassíntese qualitativa
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento; Cuidado; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Revisão.
RESUMO: Introdução: O processo de cuidar pressupõe uma dimensão ética, que agrega a responsabilidade ao ser cuidador de promover o bem-estar, desenvolvimento e plenitude humana ao ser cuidado e uma dimensão estética, que integra técnica, intuição e sensibilidade. O cuidado humano compõe a linguagem universal dos cursos da área de Saúde, com enfoque para a Enfermagem, constituindo sua única ação verdadeiramente independente a qual não pode ser prescrita, pois não há como prescrever um modo de ser e se comportar, nem ao menos criar regras para o cuidar. Essas, podem ser sugeridas, recomendadas e aconselhadas, considerando que o cuidado deve ser sentido, vivido e transformado em estilo de vida. Torna-se crescente o número de publicações que tratam do processo de cuidar em Saúde e Enfermagem nos diversos contextos assistenciais. Contudo, é insipiente a produção científica sobre a integração de resultados de pesquisas qualitativas que versam sobre a temática. Objetivo: Analisar o conhecimento sobre o processo de cuidar em Saúde e Enfermagem a partir dos sentidos extraídos da produção bibliográfica da Professora Dra. Lenilde Duarte de Sá Material e método: Estudo qualitativo, do tipo Revisão Sistemática da Literatura com Metassíntese, desenvolvido no período de março de 2018 a março de 2019, utilizando como fonte de dados a produção científica qualitativa da referida professora, disponibilizada no Currículo Lattes, da Plataforma Lattes. De um total de 102 artigos que compuseram o universo do estudo, 74 atenderam os critérios de inclusão: estudos de natureza qualitativa, publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês e, ou espanhol, nos anos compreendidos entre 1995 a 2018, período correspondente a primeira e última publicação da Professora Dra. Lenilde, e, que apresentassem no título os descritores/palavras-chave/unitermos cuidado e, ou práticas de cuidado e, ou cuidados de enfermagem e, ou gestão do cuidado. Foram excluídas pesquisas de natureza quantitativa (14), híbrida (02), secundária (12) e sem clareza e rigor metodológico. Dos 74 artigos, apenas dez foram selecionados após a aplicação do Teste de Relevância I, leitura do título e resumo. Após a aplicação do Teste de Relevância II, leitura do texto na íntegra, apenas nove artigos constituíram o corpus analítico do estudo. O material empírico foi avaliado quanto a qualidade metodológica e risco de viés por meio do Critical Appraisal Checklist for Interpretive & Critical Research (JBI QARI) recomendado pelo The Joanna Briggs Institute. Os resultados foram organizados em quadros sinópticos e analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo Temática-Categorial. Resultados: O conhecimento produzido sobre o processo de cuidar em Saúde e Enfermagem pode ser entendido a partir de quatro categorias principais, a saber: Categoria 1 - Fragilização dos modos de produzir cuidado em saúde; Categoria 2 - Organização dos serviços de saúde e os desafios para a gestão do cuidado; Categoria 3 - Distanciamento entre o processo formativo dos profissionais e as práticas de atenção à saúde e; Categoria 4- Fragilidades nos princípios e estratégias valorativas do processo de cuidar em Saúde e Enfermagem.
Interno - 026.259.607-52 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO - UFCG
Externo à Instituição - CLELIA ALBINO SIMPSON