PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA VILENA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA VILENA DA SILVA
DATA: 18/03/2019
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: A transgeneridade infantil sob a ótica de professores de ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas Transgênero; Educação Infantil; Docentes.
RESUMO: Introdução: O contexto escolar é considerado parte decisiva da construção e do desenvolvimento da criança, a depender das características, crenças, concepções, e este pode se tornar tanto um ambiente instigante quanto fatigante ou excludente. Objetivo: Diante disso, o presente trabalho buscou analisar o conhecimento de professores de ensino fundamental sobre a transgeneridade na infância e identificar, na concepção de professores, quais as possibilidades/limites de trabalho com crianças transgêneras no contexto escolar. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada realizado no município de João Pessoa – PB, em 2 escolas municipais de ensino fundamental. A população constituiu-se por 23 participantes. A amostra foi composta por 18 professores do ensino fundamental I, que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. A coleta aconteceu de dezembro de 2018, sendo aplicada uma entrevista semiestruturada. Os dados empíricos foram processados pelo software IRAMUTEQ® e a análise ocorreu por meio da análise de conteúdo modalidade temática de Bardin. Atendendo aos princípios éticos da Resolução 466/2012, este estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa, protocolo 2.983.380/CAEE 95992318.6.0000.5188. Resultados/discussão: apontam a formação de duas categorias temáticas e cinco subcategorias, sendo a primeira categoria chamada A importância do diálogo entre pais, filhos e professores percebe-se a não interação dos pais com a escola enquanto limite para se trabalhar com crianças transgêneras; dessa foi originada a subcategoria Discutir as diferenças em sala de aula: é o caminho? aponta-se as discussões sobre as diferenças como algo necessário para ser trabalhado em sala de aula; a Crianças transgêneras: como lidar? fala-se aspectos de como lidar com crianças transgêneras em sala de aula; e Abordagem do tema transgeneridade na escola aponta-se como o tema transgeneridade é abordado em seu contexto escolar. A segunda categoria foi A construção de identidade e papeis de gênero na infância expões concepções a cerca da construção de gênero na infância; dessa categoria emergiu a subcategoria sobre A vivência de crianças transgêneras no contexto escolar; a existência de crianças transgêneras e a Transgeneridade na infância: existe?. Considerações finais: espera-se a inclusão escolar de crianças transgêneras, para isso, torna-se necessária a criação de estratégias efetivas voltadas para a sensibilização e capacitação dos profissionais que compõem o ambiente escolar, sobretudo os professores das séries iniciais.
Externo à Instituição - DÉBORA RAQUEL SOARES GUEDES TRIGUEIRO
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA