PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANNI MORAES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANNI MORAES DE OLIVEIRA
DATA: 22/03/2019
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: NECESSIDADE DE CONFORTO PERCEPCIONADOS POR IDOSOS HOSPITALIZADOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE KOLCABA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria de enfermagem; Idoso; Conforto do paciente.
RESUMO: A longevidade acarreta mudanças multidimensionais nos idosos e traz consigo maior susceptibilidade e vulnerabilidade para ocorrência de condições crônicas de saúde, as quais necessitam de cuidados contínuos e consequentemente a maior ocorrência de hospitalizações. Apesar de necessária para o restabelecimento da saúde, a hospitalização pode se revelar como uma experiência desagradável para os idosos. Com o intuito de proporcionar à pessoa idosa uma efetiva adequação da assistência à saúde, a enfermagem assume um papel privilegiado no cuidar, que conforme os pressupostos da Teoria do Conforto de Kolcaba, o conforto é o resultado holístico desejável natural dos cuidados de enfermagem. O objetivo deste estudo é conhecer a necessidade de conforto na percepção de pessoas idosas hospitalizadas, utilizando como referencial teórico, a Teoria de Kolcaba. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com 11 idosos em internamento hospitalar nas unidades de Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa – Paraíba. Após devidamente esclarecidos quanto aos objetivos do estudo e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizado uma entrevista semiestruturada audiogravada, contemplando questões objetivas quanto aos qualificadores do perfil dos participantes e questões abertas referentes às necessidades de conforto fundamentado na teoria, com vistas à dar resposta as experiências significativas durante a hospitalização. Por meio da técnica análise conteúdo de Bardin, o material empírico foi analisado. Durante todo o procedimento da pesquisa, foram observados os aspectos éticos que normatizam a pesquisa envolvendo seres humanos, dispostos na Resolução 466/2012 do CNS/MS/BRASIL, com devida apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº de CAAE: 95270418.2.0000.5183 e número do parecer: 2.853.889-PB. Os resultados foram categorizados em unidades temáticas, conforme a perspectiva teórica defendida. Em relação à categoria do Contexto Físico, foram identificadas necessidades de conforto referentes as subcategorias de alívio de sintomas, atividades de vida diária, higiene e arranjo pessoal, alimentação, sono e repouso. No concernente à categoria relativa ao Contexto Ambiental, as necessidades de conforto referentes foram mínimas em primazia do reestabelecimento de saúde, e em alguns casos, o conforto percepcionado no hospital foi considerado superior ao conforto do próprio lar. No que tange a categoria temática do Contexto Sociocultural, houve grande representatividade nas necessidades de conforto, relacionadas a dependência, o afastamento dos vínculos familiares, despertando, assim sentimentos de saudade, tristeza, solidão e isolamento. Quanto a categoria do Contexto Psicoespiritual, a subcategoria referente a Espiritualidade e Religiosidade, foi preponderante, como forma de enfrentamento, capaz de transcender a situação que o adoecimento propicia, e os sentimentos advindos, tais como: a tristeza, o medo e dúvida. Conclui-se que conhecer as necessidades de conforto dos idosos hospitalizados permite refletir sobre os cuidados de enfermagem, a fim de promover uma interação de forma holística e integral, conforme proposto por Kolcaba, fornece subsídios para a equipe de enfermagem qualificar a assistência e atender as necessidades reais do ser humano que envelhece.
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo à Instituição - KAMYLA FELIX OLIVEIRA DOS SANTOS