PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂMELA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÂMELA COSTA
DATA: 20/03/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: ANSIEDADE DE INFORMAÇÃO: estudo com universitários de enfermagem
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade de Informação; Estudantes de Enfermagem; Tecnologia da Informação; Ensino; Aprendizagem.
RESUMO: Introdução: A ansiedade de informação, no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação, nos universitários pode se manifestar através da necessidade da busca de informações e de estarem atualizados a todo momento, inclusive em sala de aula. Assim, este tipo de comportamento ansioso resulta em complicações. Objetivo: Discutir como a ansiedade de informação, no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação, é percebida pelos universitários de Enfermagem. Método: Estudo exploratório e descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido entre maio e junho de 2018 no Centro de Ciências da Saúde da UFPB, com amostra de 181 universitários de Enfermagem da UFPB, através de instrumento estruturado e 10 universitários da mesma amostra, com instrumento semiestruturado. Foi realizada análise descritiva, testes de associação entre variáveis de interesse, ajuste do modelo de Regressão Logística e Análise de Conteúdo Categorial Temática de Bardin. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa com o nº de CAAE: 87242318.8.0000.5188. Resultados: Os testes e ajustes de modelo forneceram evidência de que as variáveis: Volume de informação, Sala de aula, Crença de que o outro compreende tudo, Queda de desempenho, Indisposição, Distúrbios do sono e Dor de cabeça contribuem para a ocorrência de ansiedade de informação na população de universitários de Enfermagem da UFPB. Na abordagem qualitativa originou-se cinco classes: Acessando as redes sociais, Colocando o celular no silencioso ou desligando, Utilizando mensagens em sala de aula, (Des)conectando com o mundo e Filtrando a informação. Conclusão: Verificou-se que o modelo de regressão logística utilizado para explicar a ansiedade de informação possui poder preditivo geral de acerto para cerca de 84,9% dos casos. Os universitários apresentaram comportamentos sugestivos para ansiedade de informação quanto à compulsão, sufocamento pelo volume de informações, necessidade de busca, de se manterem atualizados e conectados em meios tecnológicos.
Externo ao Programa - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 2138635 - SANDRA APARECIDA DE ALMEIDA