PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA RABELO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA RABELO PEREIRA
DATA: 28/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório PPGENF
TÍTULO: Análise de hospitalizações relacionadas ao HIV/Aids: Contribuições para a gestão do cuidado às pessoas vivendo com a infecção e doença
PALAVRAS-CHAVES: Soropositividade para HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Assistência ambulatorial; Hospitalização.
PÁGINAS: 100
RESUMO: Introdução: Apesar da natureza infecciosa e transmissível, a aids é reconhecida como uma condição crônica em função de sua persistência no tempo, demandando por parte do sistema de saúde, uma organização capaz de prover atenção integral à saúde e cuidados permanentes e sustentáveis às pessoas infectadas/doentes, com vistas não apenas a prevenção de novas infecções, mas a prevenção e manejo de agudizações e/ou complicações clínicas associadas. Objetivo: Analisar os casos de internamentos entre pessoas com HIV/aids acompanhadas em serviço especializado. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e analítico, retrospectivo e de abordagem quantitativa, desenvolvido em hospital especializado na atenção às pessoas vivendo com HIV/Aids, referência em estado do Nordeste, teve como fonte de dados secundária, prontuários e fichas dos sistemas de informações, e como amostra 200 prontuários de pessoas com HIV/aids, acompanhadas no serviço de 2007 a 2017. Os dados foram analisados utilizando-se técnicas da estatística descritiva e inferencial, como testes de hipótese, testes não paramétricos, os modelos paramétricos e a análise de sobrevivência. O projeto foi aprovado por comitê de ética e pesquisa de acordo com resolução 466/12. Os resultados serão apresentados em tabelas e/ou gráficos, e discutidos a partir da literatura pertinente, contribuindo na gestão do cuidado de pessoas vivendo com HIV/Aids.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Externo ao Programa - 1622650 - ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL