PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: NATANA DE MORAIS RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATANA DE MORAIS RAMOS
DATA: 04/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DENC
TÍTULO: VALIDAÇÃO DA NOMENCLATURA DE DIAGNÓSTICOS, RESULTADOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA A UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA GERAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Processo de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Diagnóstico de Enfermagem; Estudo de Validação.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A validacao da Nomenclatura para a Unidade de Terapia Intensiva Geral utilizando a Classificacao Internacional para a Pratica de Enfermagem (CIPE®) e uma etapa fundamental capaz de avaliar sua efetividade durante a pratica assistencial e fornecer dados que embasam o processo decisorio do enfermeiro, que quando direcionado aos cuidados intensivos, podem otimizar o cuidado prestado. Objetivo: Validar os conceitos constantes na Nomenclatura de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do HULW/UFPB.Metodo: Trata-se de uma pesquisa metodologica, desenvolvida em tres etapas: construcao das definicoes operacionais, validacao de conteudo e clinica dos conceitos de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem para uma unidade de terapia intensiva geral de um hospital escola. Esse estudo foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa sob parecer 2.605.425 e Certificado de Apresentacao para Apreciacao Etica (CAAE) n. 84367518.9.0000.5183. Resultados: Foi realizado o mapeamento cruzado de 60 diagnosticos/resultados de enfermagem da Nomenclatura para UTI Geral com a CIPE® versao 2017, resultando em 58 conceitos, sendo 38 (65,6%) constantes e 20 (34,4%) nao constantes na classificacao. Foram construidas as definicoes operacionais para os 58 conceitos diagnosticos/resultados de enfermagem, sendo validados 57 conceitos em conteudo por meio do metodo de validacao por consenso. Em seguida, foram submetidos ao processo de validacao clinica na referida unidade, sete estudos de caso clinicos, sendo validados 41 diagnosticos/resultados, 23 (56,1%) constantes na Nomenclatura para UTI Geral e 18 (43,9%) nao constantes. Quanto as intervencoes, foram tracadas 227 intervencoes validas. Conclusao: Estudos de validacao de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem aprimoram e operacionalizam a utilizacao da Nomenclatura durante a pratica assistencial gerando maior qualidade no cuidado prestado as pessoas sob cuidados intensivos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2526011 - ANGELA AMORIM DE ARAUJO
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO
Interno - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA