PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: ELENIR DE ARAÚJO LAGO

DISCENTE: ELENIR DE ARAÚJO LAGO
DATA: 12/04/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE NA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância; Docentes; Educação Superior; Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: a educacao a distancia vem se destacando como ferramenta utilizada no ensino a graduacao permitindo maior flexibilidade e dinamicidade na aprendizagem. Neste contexto, a Universidade Federal da Paraiba (UFPB) vem dispondo de sistemas de informacoes para gerenciar os dados academicos dos docentes, neste caso o SIGAA (Sistema Integrado de Gestao de Atividades Academicas). Objetivos: identificar o perfil sociodemografico e institucional dos docentes dos cursos da area de saude; distinguir as funcionalidades do sistema mais e menos utilizados pelos docentes; identificar caracteristicas dos docentes com relacao a melhor e menor uso das funcionalidades disponiveis no SIGAA; e, expor os fatores que facilitam e dificultam a utilizacao do SIGAA no processo ensino-aprendizagem na area de saude. Metodo: estudo exploratorio, descritivo, de abordagem quanti-qualitativo. Para a selecao da amostra foi utilizado o metodo de amostragem aleatoria estratificada por departamento 100 docentes da UFPB para analise quantitativa, e para analise qualitativa foi feita por saturacao de falas. Utilizou-se os programas estatisticos com uso de estatistica descritiva e inferencial, e para os dados qualitativos o software IRAMUTEQ com a analise de conteudo de categoria tematica de Bardin. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa do CCS com o nº de CAAE 7110918.5.0000.5188. Resultados: a amostra e composta por docentes com idade media de 47,6 anos, prevalecendo docentes do sexo feminino, casadas, com titulo de doutorado, em media com 13,9 anos de servico na universidade, regime de dedicacao exclusiva, sendo que a maioria atua apenas na graduacao, ministrando 3 disciplinas, com media de 4 orientandos na graduacao e 1 orientando na pos-graduacao e, em media, possui 1 projeto de extensao por professor, com carga horaria de 14,31 horas semanais. A maioria nao coordena grupo de pesquisa. Evidenciou-se que os docentes tem mais facilidade no uso de ferramentas relacionadas ao ensino da graduacao, sendo o uso deficiente no manejo da extensao, pesquisa, biblioteca e utilizacao de atividades em ambiente virtual. A analise qualitativa revelou seis classes: classe 1 - utilizando o SIGAA parcialmente; classe 2 - vivenciando experiencias na utilizacao do SIGAA; classe 3 - sentindo dificuldades no uso do SIGAA; classe 4 - apontando algumas facilidades com o uso do SIGAA; classe 5 - percebendo que o SIGAA possibilita a interacao entre docentes e discentes; e classe 6 - percebendo o SIGAA como um sistema de uniformizacao e desburocratizacao. Conclusao: os docentes ainda se encontram distantes de integrar efetivamente a pratica didatico-pedagogica a tecnologia disponibilizada pelo SIGAA.
Externo ao Programa - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Presidente - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS