PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: SANNI MORAES DE OLIVEIRA

DISCENTE: SANNI MORAES DE OLIVEIRA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: NECESSIDADE DE CONFORTO PERCEPCIONADOS POR IDOSOS HOSPITALIZADOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE KOLCABA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria de enfermagem; Idoso; Conforto do paciente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A longevidade acarreta mudancas multidimensionais nos idosos e traz consigo maior susceptibilidade e vulnerabilidade para ocorrencia de condicoes cronicas de saude, as quais necessitam de cuidados continuos e consequentemente a maior ocorrencia de hospitalizacoes. Apesar de necessaria para o restabelecimento da saude, a hospitalizacao pode se revelar como uma experiencia desagradavel para os idosos. Com o intuito de proporcionar a pessoa idosa uma efetiva adequacao da assistencia a saude, a enfermagem assume um papel privilegiado no cuidar, que conforme os pressupostos da Teoria do Conforto de Kolcaba, o conforto e o resultado holistico desejavel natural dos cuidados de enfermagem. O objetivo deste estudo e conhecer a necessidade de conforto na percepcao de pessoas idosas hospitalizadas, utilizando como referencial teorico, a Teoria de Kolcaba. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com 11 idosos em internamento hospitalar nas unidades de Clinica Medica do Hospital Universitario Lauro Wanderley, Joao Pessoa – Paraiba. Apos devidamente esclarecidos quanto aos objetivos do estudo e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizado uma entrevista semiestruturada audiogravada, contemplando questoes objetivas quanto aos qualificadores do perfil dos participantes e questoes abertas referentes as necessidades de conforto fundamentado na teoria, com vistas a dar resposta as experiencias significativas durante a hospitalizacao. Por meio da tecnica analise conteudo de Bardin, o material empirico foi analisado. Durante todo o procedimento da pesquisa, foram observados os aspectos eticos que normatizam a pesquisa envolvendo seres humanos, dispostos na Resolucao 466/2012 do CNS/MS/BRASIL, com devida apreciacao do Comite de Etica em Pesquisa sob o nº de CAAE: 95270418.2.0000.5183 e numero do parecer: 2.853.889-PB. Os resultados foram categorizados em unidades tematicas, conforme a perspectiva teorica defendida. Em relacao a categoria do Contexto Fisico, foram identificadas necessidades de conforto referentes as subcategorias de alivio de sintomas, atividades de vida diaria, higiene e arranjo pessoal, alimentacao, sono e repouso. No concernente a categoria relativa ao Contexto Ambiental, as necessidades de conforto referentes foram minimas em primazia do reestabelecimento de saude, e em alguns casos, o conforto percepcionado no hospital foi considerado superior ao conforto do proprio lar. No que tange a categoria tematica do Contexto Sociocultural, houve grande representatividade nas necessidades de conforto, relacionadas a dependencia, o afastamento dos vinculos familiares, despertando, assim sentimentos de saudade, tristeza, solidao e isolamento. Quanto a categoria do Contexto Psicoespiritual, a subcategoria referente a Espiritualidade e Religiosidade, foi preponderante, como forma de enfrentamento, capaz de transcender a situacao que o adoecimento propicia, e os sentimentos advindos, tais como: a tristeza, o medo e duvida. Conclui-se que conhecer as necessidades de conforto dos idosos hospitalizados permite refletir sobre os cuidados de enfermagem, a fim de promover uma interacao de forma holistica e integral, conforme proposto por Kolcaba, fornece subsidios para a equipe de enfermagem qualificar a assistencia e atender as necessidades reais do ser humano que envelhece.
Externo à Instituição - KAMYLA FELIX OLIVEIRA DOS SANTOS
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO