PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MICHELLE ALVES DE CARVALHO

DISCENTE: MICHELLE ALVES DE CARVALHO
DATA: 05/04/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Intenção de uso de preservativos entre mulheres jovens e adultas. 2019. Dissertação
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Preservativos; Mulheres; Intenção; Comportamento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A susceptibilidade feminina ao HIV advem de varios fatores, cabendo destacar a dissimetria de papeis entre os sexos principalmente no meio familiar, tornando a mulher sujeita as vontades de seu companheiro o que reverbera no abandono do uso de preservativos, apesar de conhecer os riscos envolvidos nesta conduta. Objetivo: Avaliar a intencao comportamental de uso do preservativo e seus determinantes entre mulheres jovens e adultas. Metodo: Estudo analitico, comparativo, de corte transversal e abordagem quantitativa, baseado na Theory of Reasoned Action, realizado em unidade de saude da familia, com 142 mulheres de 18 a 40 anos, entre agosto e outubro de 2017, com uso do instrumento Intencao do Uso de Preservativos (IUPres). A analise ocorreu mediante a correlacoes r de Pearson e regressao multipla Stepwise, com auxilio do software Statistical Package for the Social Sciences, versao 21. A pesquisa foi aprovada sob protocolo n. 0442/16 e CAAE 58597416.3.0000.5188. Resultados: As mulheres jovens possuem maior intencao de utilizar preservativos ( =3,35), quando comparadas as adultas. Como fator elucidativo da intencao comportamental em ambos os grupos, destacou-se as crencas normativas por explicarem em mais de 85% a intencao de uso de preservativos. Ao verificar a influencia de variaveis externas, evidenciou-se o autocuidado como fator explicativo de 86,3% da intencao comportamental no grupo de jovens, enquanto que, no grupo de adultas tanto as crencas normativas, como o autocuidado e a confianca no outro explicaram juntos 86,2%, sendo esta ultima com peso negativo, ou seja, a medida que aumenta a confianca no parceiro, diminui a intencao de utilizar preservativos. Conclusao: E preciso fomentar estrategias voltadas as caracteristicas de cada grupo de mulher, haja vista elevar as medias de intencao comportamental para o uso de preservativos. Nesta mesma acepcao, e imperiosa a desconstrucao de crencas pessoais e negativas e fortalecimento das crencas normativas e do autocuidado, haja vista sua significancia para decisao de utilizar preservativos no intercurso das relacoes sexuais.
Interno - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA