PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: EVELYNE DE LOURDES NEVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: EVELYNE DE LOURDES NEVES DE OLIVEIRA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: Auditório do DENC
TÍTULO: Assistência paliativa à criança e adolescente à luz do Modelo Calgary de Avaliação Familiar
PALAVRAS-CHAVES: Cuidado Paliativo. Doença crônica. Enfermagem. Família. Modelos de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: Quando uma crianca/adolescente e diagnosticada com doenca cronica todo seu cotidiano familiar e modificado. Com a intencao de promover qualidade de vida e bem estar, e fundamental uma assistencia paliativa tanto para o paciente quando para sua familia, uma vez que doencas congenitas e geneticas sao as maiores responsaveis pela indicacao deste tipo de cuidado. Objetivo: analisar a estrutura familiar de crianca/adolescente em assistencia paliativa a luz do Modelo Calgary. Metodologia: estudo de campo com abordagem qualitativa, descritiva e exploratoria realizada com cinco maes que acompanhavam criancas/adolescentes com doenca cronica, internados na clinica medica pediatrica de um hospital publico situado na cidade de Joao Pessoa-PB. A coleta de dados ocorreu no periodo de marco a maio de 2018. Como forma de viabilizar a coleta do material empirico foi utilizada a tecnica da entrevista semiestruturada, sendo aplicados os instrumentos do Modelo Calgary de Avaliacao Familiar, o genograma e o ecomapa. No que se refere as condicoes eticas, o projeto que originou este estudo foi aprovado pelo Comite de Etica e Pesquisa, do Hospital Universitario Lauro Wanderley, com registro CAAE: 48333415.3.0000.5183. Resultados: os resultados foram descritos em duas etapas: a primeira e referente a caracterizacao das familias atraves do genograma e ecomapa, enquanto que a segunda, trata-se da avaliacao familiar e seus principais aspectos na estrutura externa, interna e contexto. Conclusao: Modelo Calgary permitiu delinear uma analise da familia de modo integral, levantando em consideracao os aspectos fundamentais de sua estrutura. Desse modo, considera-se essencial a participacao do enfermeiro juntamente com a familia identificando as necessidades do paciente.
Presidente - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA
Externo ao Programa - 334073 - MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA COUTINHO SILVA