PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RENATA MARIA GUEDES CHAVES ROLIM

DISCENTE: RENATA MARIA GUEDES CHAVES ROLIM
DATA: 23/04/2019
LOCAL: Auditório do DENC
TÍTULO: ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO COM ENFERMEIROS DE UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: ENFERMAGEM. ASSÉDIO MORAL. VIOLÊNCIA NO TRABALHO. SAÚDE
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O assedio moral e um tipo de violencia capaz de promover danos fisicos e psiquicos as suas vitimas e, por isso, vem sendo muito debatida na area de saude do trabalhador, sendo, portanto, objeto de crescente preocupacao mundial, por parte de trabalhadores e tambem da comunidade cientifica. Esta dissertacao e composta por dois artigos. Artigo 1 - Implicacoes do assedio moral na saude do trabalhador de enfermagem: Revisao integrativa da literatura. Objetivo: investigar as implicacoes da pratica do assedio moral na saude do trabalhador de enfermagem em artigos cientificos disseminados em periodicos online da area da saude. Metodo: trata-se de uma revisao integrativa da literatura realizada em periodicos nacionais e internacionais nas bases de dados LILACS, MEDLINE, IBECS e na Biblioteca Virtual SciELO. A amostra foi constituida por 22 publicacoes. Como criterios de selecao das publicacoes foram incluidos: artigos originais em portugues, ingles e espanhol que contemplassem o tema assedio moral na saude do trabalhador de enfermagem, entre os anos de 2000 e 2018, com textos disponiveis na integra. Foram excluidos os estudos de revisao, relato de caso, em formato dissertacao e tese. Apos a analise dos trabalhos, foram criadas duas categorias: implicacoes do Assedio Moral na saude fisica e outra na saude psicologica do assediado. Resultados: A analise dos artigos revelou que a saude fisica e mental dos profissionais de enfermagem que sao assediados e totalmente afetada, pois os principais sintomas apresentados sao: ansiedade, depressao, insonia e disturbios digestivos, trazendo transtornos emocionais, sociais, familiares e financeiros para o assediado. Conclusao: As implicacoes do Assedio Moral na saude do (a) trabalhador (a) de enfermagem, causam serios transtornos na sua vida familiar e profissional, sendo relevantes os resultados encontrados nesse estudo para o combate e prevencao dessa pratica. Artigo 2 - Assedio moral no trabalho: estudo com Enfermeiros de unidades de pronto atendimento. Objetivo: investigar o assedio moral a partir do entendimento dos enfermeiros de unidades de pronto atendimento sobre tal violencia. Metodo: estudo exploratorio-descritivo com abordagem qualitativa. Coleta de dados realizada por meio de entrevista com instrumento semi-estruturado. A amostra foi composta por 30 enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA Oceania, UPA Celio Pires de Sa e UPA Cruz das Armas). Estudo com aprovacao etica (CAAE) nº: 99833718.8.0000.5183 Resultados: a partir dos dados obtidos, observou-se que os enfermeiros, vitimas do assedio moral nas instituicoes supramencionadas, sofreram humilhacoes, perseguicoes e constrangimentos, ocasionando disturbios fisicos e psiquicos. Quanto a caracterizacao do fenomeno nao ha um consenso com relacao a frequencia das agressoes e ao tempo total de exposicao da vitima a violencia e o assediador pode se manifestar atraves de condutas diversas. Conclusao: Esta pesquisa contribui na ampliacao da visibilidade do fenomeno assedio moral e divulgacao das formas de apresentacao da violencia no ambiente laboral do enfermeiro. Espera-se que essa pesquisa tenha disponibilizado resultados favoraveis ao debate dos atuais e futuros enfermeiros, e seja reconhecida no campo do ensino, pesquisa e assistencia, especialmente de estudantes e profissionais da enfermagem.
Externo ao Programa - 2300787 - BETANIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA