PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MILENNA AZEVEDO MINHAQUI FERREIRA

DISCENTE: MILENNA AZEVEDO MINHAQUI FERREIRA
DATA: 26/04/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E CLÍNICOS ASSOCIADOS A ADESÃO DE IDOSOS A TERAPIA ANTIRRETROVIRAL PARA O HIV
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; HIV; Adesão à medicação; terapia Antirretroviral; Idoso;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O surgimento da epidemia do Virus da Imunodeficiencia Humana e sua evolucao para a aids geraram grande impacto na sociedade. No inicio da epidemia, os idosos nao eram considerados como vulneraveis a infeccao e as campanhas de prevencao direcionadas a esta populacao eram escassas, fato que pode ter contribuido para o aumento das taxas de incidencia de aids neste grupo etario. A eficacia da terapia antirretroviral para o HIV encontra-se bem estabelecida na literatura cientifica, porem a sua efetividade depende especialmente da adesao a terapeutica. Objetivo Geral: Analisar a adesao de idosos a terapia antirretroviral para o HIV segundo as variaveis sociodemograficas e clinicas. Metodo: Trata-se de um estudo descritivo, inferencial, retrospectivo e de natureza quantitativa, com fonte de dados secundarios, realizado em um hospital de referencia da Paraiba. Para este estudo foi considerado a base populacional de idosos com a infeccao pelo HIV/aids notificados no Sinan da instituicao selecionada, durante o periodo de janeiro de 2013 a dezembro de 2017, sendo incluido 59 idosos. Foi considerado como adesao ao uso da terapia antirretroviral (Grupo G1) os idosos que retiraram sua medicacao regularmente na Unidade Dispensadora de Medicamentos, e como abandono os idosos em que nao houve registro de dispensacao dos medicamentos durante um periodo superior a 90 dias consecutivos (Grupo G2). Foram estabelecidos como criterios de exclusao: os registros dos usuarios que apresentaram dados inconsistentes, casos de referencia e contrarreferencia e idosos em uso de medicacao antirretroviral como medida profilatica. Utilizaram-se dois instrumentos, o primeiro refere sobre a dispensacao de antirretrovirais registrados no Sistema de Controle Logistico de Medicamentos, e o segundo trata sobre os dados sociodemograficos, clinicos e laboratoriais registrados nos prontuarios. Os dados foram coletados durante o periodo de setembro a novembro de 2018. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa atraves do parecer 2.924.727, CAAE 95920618.9.0000.5188. Resultados: A taxa de adesao a TARV (G1) foi de 67,2% (39) e de 32,8% (19) em nao adesao (G2). Tanto o grupo G1 quanto o G2, apresentaram maior participacao do sexo masculino. Em relacao ao estado civil, o grupo G1 apresentou maior participacao de casados com 46,2% (18), enquanto que no grupo G2 (nao adesao) o estado civil predominante foi o solteiro com 42,1% (8). Quanto a escolaridade, o ensino fundamental foi mais frequente em ambos os grupos. Em relacao a orientacao sexual, em ambos os grupos, houve maior participacao de pessoas heterossexuais. O fator sociodemografico mais influente no fenomeno adesao foi a idade, e como fator clinico as reacoes adversas. A arvore de decisao evidenciou que idosos com idade superior que 65,7 anos tem maior probabilidade em nao aderir ao tratamento. O grupo G1 tem como um diferencial a orientacao sexual e o grupo G2 o estado civil. Estimou-se a nao adesao ocorrer em 28,5 meses, estabilizando-se apos os 50 meses. O grupo G2 apresentou carga viral com valores mais elevados. Consideracoes Finais: Esta pesquisa identificou que o aumento da escolaridade diminui a nao adesao, e que idosos com idade acima de 65,7 anos com orientacao heterossexual sao mais propensos a aderir ao tratamento. O fato do individuo idoso retirar sua medicacao antirretroviral regularmente na farmacia contribui para adesao ao tratamento, entretanto, nao se pode afirmar que ela esta sendo ingerida diariamente, uma vez que os antirretrovirais sao disponibilizados para serem tomados em domicilio.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO