PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FRANCILENE FIGUEIRÊDO DA SILVA PASCOAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE FIGUEIRÊDO DA SILVA PASCOAL
DATA: 17/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCS
TÍTULO: O trabalhador do Complexo Psiquiátrico no “País Das Maravilhas”: burnout, sobrecarga, satisfação laboral e autoestima
PALAVRAS-CHAVES: Esgotamento Profissional; Satisfação no Trabalho; Condições de Trabalho; Avaliação em Saúde; Saúde do trabalhador; Saúde Mental.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: Trabalhadores de instituicao psiquiatrica lidam com pacientes com transtorno mental grave e muitas vezes, com mas condicoes laborais e organizacionais que podem gerar sobrecarga, insatisfacao, baixa autoestima e, consequentemente, desenvolver a Sindrome de Burnout (SB). Este estudo emergiu como uma proposta de compreender o fenomeno psicossocial que envolve a SB neste servico. Objetivo: Analisar burnout, Sobrecarga no trabalho, Satisfacao laboral e Autoestima em trabalhadores de um Complexo Psiquiatrico (CP) localizado no municipio de Joao Pessoa – PB. Metodo: Estudo transversal, de abordagem quantiqualitativa, realizado com 188 trabalhadores. Os instrumentos de pesquisa foram: Questionario Sociodemografico; Cuestionario para la Evaluacion del Sindrome de Quemarse por el Trabajo; Escala de avaliacao de Impacto laboral, Questionario de Satisfacao no Trabalho e Escala de Autoestima. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro de 2017 e abril de 2018 no CP, apos a aprovacao do Comite de Etica e Pesquisa - CAAE: 77103317.0.0000.5188. Os dados da abordagem quantitativa foram analisados atraves do programa estatistico PSPP 1.0.1. Foi realizado analises estatisticas descritivas, considerando Medias aritmeticas, Desvios Padroes e correlacao de Pearson entre as variaveis. A confiabilidade das escalas foi testada com a medida de alfa de Cronbach. As respostas referentes as questoes descritivas da Escala de Impacto foram processadas pelo Software IRAMUTEQ e submetidos a analise de conteudo. Resultado: Foi identificado 4% (N=7) dos participantes com estado caracteristicos de adoecimento por burnout, baixa Sobrecarga no trabalho (M= 1,41, DP=0,48), Satisfacao mediana (M=3,55, DP=0,91) e Autoestima alta (M=33,69, DP=3,95). Houve correlacao negativa da SB com a Autoestima e com a Satisfacao no trabalho, enquanto que houve associacao positiva com o Impacto laboral. Na analise qualitativa emergiram duas categorias - “Aspectos da Sobrecarga laboral” e “Estrategias/recomendacoes para amenizar a sobrecarga”. Conclusao: Foi confirmado o que burnout pode estar associado com Satisfacao no trabalho, Sobrecarga laboral e Autoestima. Houve indicativo de adoecimento por burnout na amostra pesquisada, embora tenha sido revelada baixa sobrecarga, satisfacao mediana e autoestima satisfatoria. Constatou-se que os aspectos Organizacionais no trabalho influenciam diretamente estas variaveis.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA
Externo à Instituição - MARY SANDRA CARLOTTO
Interno - 6338130 - PATRICIA SERPA DE SOUZA BATISTA
Externo ao Programa - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA
Interno - 335107 - SOLANGE FATIMA GERALDO DA COSTA