PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: FRANCISCA VILENA DA SILVA

DISCENTE: FRANCISCA VILENA DA SILVA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: A transgeneridade infantil sob a ótica de professores de ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas Transgênero; Educação Infantil; Docentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O contexto escolar e considerado parte decisiva da construcao e do desenvolvi-me da crianca, a depender das caracteristicas, crencas, concepcoes, e este pode se tornar tanto um ambiente instigante quanto fatigante ou excludente. Objetivo: O presente trabalho buscou analisar o conhecimento de professores de ensino fundamental sobre a transgeneridade na infancia e identificar, na concepcao de professores, quais as possibilidades/limites de trabalho com criancas transgeneras no contexto escolar. Metodo: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no municipio de Joao Pessoa – PB, em 2 escolas municipais de ensino fundamental. A populacao constituiu-se por 23 participantes. A amostra foi composta por 18 professores do ensino fundamental I, que se enquadraram nos criterios de inclusao. A coleta atendeu os principios eticos da Resolucao 466/2012, foi realizada em dezembro de 2018, atraves da aplicacao de um roteiro semiestruturado. Os dados empiricos foram dispostos de duas formas, atraves de categorias tematicas e de Nuvens de Palavras gerado atraves do software IRaMuTeQ. A analise ocorreu por meio da analise de conteudo modalidade tematica de Bardin. Este estudo foi submetido ao Comite de Etica e Pesquisa, protocolo 2.983.380/CAEE 95992318.6.0000.5188. Resultados/discussao: foram construidas 2 temas e deles geradas 7 que foram organizadas da seguinte forma: Transgeneridade infantil na otica dos professores de ensino fundamental: Categoria 1 – Transgeneridade na infancia existe?; Categoria 2 - A construcao de identidade e papeis de genero na infancia. Abordagem na escola: importancia do dialogo: Categoria 3 - A vivencia de criancas trans no contexto escolar; Categoria 4 - Criancas trans: como lidar?; Categoria 5 - Discutir as diferencas em sala de aula: e o caminho?; Categoria 6 - Abordagem do tema transgeneridade na escola; e a Categoria 7 – A importancia do dialogo entre pais e filhos.Consideracoes finais: espera-se a inclusao escolar de criancas transgeneras, para isso, torna-se necessaria a criacao de estrategias efetivas voltadas para a sensibilizacao e capacitacao dos profissionais que compoem o ambiente escolar, sobretudo os professores das series iniciais.
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Externo ao Programa - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA