PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RENATA MARIA GUEDES CHAVES ROLIM

DISCENTE: RENATA MARIA GUEDES CHAVES ROLIM
DATA: 23/04/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Odontologia
TÍTULO: ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO COM ENFERMEIROS DE UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: ENFERMAGEM. ASSÉDIO MORAL. VIOLÊNCIA NO TRABALHO. SAÚDE
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivos: identificar a pratica do assedio moral no ambiente de trabalho a partir de depoimentos de enfermeiros que atuam em unidades de pronto atendimento; analisar depoimentos de enfermeiros que atuam em unidades de pronto atendimento acerca da pratica do assedio moral no ambiente de trabalho a luz da literatura pertinente ao tema em estudo. Metodo: exploratorio com abordagem qualitativa. Coleta de dados realizada por meio da tecnica de entrevista com instrumento semiestruturado. Participaram do estudo 30 enfermeiros que atuam em unidades de pronto atendimento do municipio de Joao Pessoa, Paraiba - Brasil. Estudo com aprovacao etica (CAAE) nº: 99833718.8.0000.5183. Resultados: identificaram-se elementos relevantes que caracterizam o fenomeno estudado, tais como, duracao e frequencia das agressoes, descricao do assediador, relatos de vivencia e implicacoes do assedio na saude das vitimas. Como consequencias do assedio moral para a saude dos enfermeiros, foram observados sintomas psicopatologicos como estresse, crise de choro, baixa autoestima, depressao, tristeza e os psicossomaticos mais prevalentes foram insonia e obesidade. Conclusao: Situacoes de assedio moral foram identificadas no ambiente de trabalho de enfermeiros de unidades de pronto atendimento, causando repercussoes graves na saude do trabalhador vitima da referida pratica. Portanto, deve haver uma maior divulgacao deste fenomeno, com enfase nas formas de prevencao e enfrentamento dessa violencia.
Presidente - 335107 - SOLANGE FATIMA GERALDO DA COSTA
Interno - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA