PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA FERREIRA DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA FERREIRA DE VASCONCELOS
DATA: 09/05/2019
LOCAL: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Cuidados Plaiativos - NEPBCP
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE EM CUIDADOS PALIATIVOS À LUZ DA TEORIA DE JEAN WATSON: compreensão de pessoas vivendo com HIV/Aids.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Cuidados Paliativos. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
RESUMO: Introdução: Em Cuidados Paliativos, a assistência ao paciente deve contemplar a totalidade do indivíduo, uma vez que o sofrimento pode ser expresso sob diferentes aspectos: físico, psicológico, social, econômico. Esta modalidade de cuidar é de grande importância na assistência a pacientes com doenças crônicas, progressivas, avançadas, degenerativas, incuráveis ou doenças em estágio final, a exemplo de pessoas vivendo com HIV/Aids, visando-se melhorar a qualidade de vida delas, no tocante aos aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais. OBJETIVO GERAL: Analisar a espiritualidade de pessoas vivendo com HIV/Aids em cuidados paliativos à luz da teoria de Jean Watson. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quanti-qualitativa, analisada e interpretada luz da Teoria de Jean Watson, realizada em três instituições que atendem a pessoa vivendo com HIV/Aids, localizadas na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba. A amostra foi composta por 105 pessoas. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba, sob CAAE 01377418.2.0000.5183. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo dados de caracterização dos participantes (socioeconômico e profissional), a Escala de espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro, um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos foram analisados através do software Statistical Package for the Social Sciences -SPSS versão 20.0 para Windows, e os qualitativos através a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultado: os resultados encontrados possibilitaram a construção de três artigos. 1. Instrumentos para avaliação da espiritualidade: revisão integrativa. 2.Utilização da Escala de Pinto e Pais-Ribeiro em pessoas vivendo com HIV/Aids. 3. Espiritualidade no contexto dos cuidados paliativos: compreensão de pessoas vivendo com HIV/Aids.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Externo à Instituição - GILVÂNIA SMITH DA NÓBREGA MORAIS