PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: Rafaela de Melo Araújo Moura

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Rafaela de Melo Araújo Moura
DATA: 26/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: VALIDAÇÃO DA NOMENCLATURA DE DIAGNÓSTICOS, RESULTADOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA A CLÍNICA MÉDICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Estudos de Validação; Terminologia Padronizada em Enfermagem.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: Com a finalidade de clarificar e aprimorar os conceitos especificos da Enfermagem, ressalta-se a utilizacao de Nomenclaturas, que servem como referencia para a assistencia de enfermagem prestada ao paciente, sem desconsiderar o julgamento clinico do enfermeiro (NOBREGA et al., 2018). A fim de corroborar e aperfeicoar terminologias utilizadas na pratica profissional da Enfermagem, ressalta-se a realizacao de estudos de validacao. Na validacao de conteudo, os especialistas devem avaliar o teor das informacoes de cada item com o maximo de clareza e representatividade, a fim de evitar distorcoes no estudo (MEDEIROS, 2015). Na validacao clinica, por meio da realizacao de estudos de casos clinicos, ressalta-se a importancia de reunir informacoes detalhadas que possibilitem representar a totalidade de uma situacao (YIN, 2010). Objetivo: Realizar a validacao de conteudo e clinica da Nomenclatura de diagnosticos, resultados e intervencoes de enfermagem para pacientes hospitalizados na Clinica Medica do HULW/UFPB. Metodo: Trata-se de um estudo metodologico com abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Os 97 conceitos de diagnosticos/resultados de enfermagem da nomenclatura para a clinica medica foram mapeados com os conceitos da CIPE® Versao 2017, obtendo-se 69 conceitos constantes e 28 conceitos nao constantes, em seguida, foi realizada a validacao de conteudo das definicoes operacionais dos conceitos de diagnosticos/resultados de enfermagem por 37 profissionais, obtendo-se 94 validadas e tres nao validadas. Na validacao clinica, foram realizados vinte estudos de caso com pacientes hospitalizados durante o periodo de setembro a dezembro de 2018. Foram elencados 366 diagnosticos de enfermagem para os vinte estudos de caso, distribuidos em 94 conceitos de diagnosticos/resultados de enfermagem. Foram elencadas 1.775 intervencoes de enfermagem para os vinte estudos de caso, quando retiradas as repeticoes restaram 431 intervencoes de enfermagem, perfazendo uma media de 4,6 intervencoes por conceito de diagnostico/resultado de enfermagem. Conclusao: A validacao de conteudo e clinica operacionalizam e aperfeicoam a Nomenclatura, atualizando seu conteudo e promovendo a pratica da clinica medica uma ferramenta facilitadora para aplicacao do processo de enfermagem e, principalmente, um instrumento que valoriza a Enfermagem enquanto ciencia do cuidar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIOLA DE ARAUJO LEITE MEDEIROS
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Presidente - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA
Externo à Instituição - PATRÍCIA JOSEFA FERNANDES BESERRA