PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: TÂMELA COSTA

DISCENTE: TÂMELA COSTA
DATA: 30/04/2019
LOCAL: Auditório do DENC
TÍTULO: ANSIEDADE DE INFORMAÇÃO: estudo com universitários de enfermagem
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade de Informação; Estudantes de Enfermagem; Tecnologia da Informação; Ensino; Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A ansiedade de informacao, no contexto das Tecnologias de Informacao e Comunicacao, nos universitarios pode se manifestar atraves da necessidade da busca de informacoes e de estarem atualizados a todo momento. Assim, este tipo de comportamento ansioso resulta em complicacoes. Objetivo: Investigar como os universitarios de Enfermagem percebem em si a ansiedade de informacao, no contexto das Tecnologias de Informacao e Comunicacao. Metodo: Estudo exploratorio e descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido entre maio e junho de 2018 no Centro de Ciencias da Saude da UFPB, com amostra de 181 universitarios de Enfermagem da UFPB, atraves de instrumento estruturado e 10 universitarios da mesma amostra, com instrumento semiestruturado. Foi realizada analise descritiva, testes de associacao entre variaveis, ajuste do modelo de Regressao Logistica e Analise de Conteudo Categorial Tematica de Bardin. A pesquisa foi aprovada no Comite de Etica e Pesquisa com o protocolo nº 2.611.190 e CAAE: 87242318.8.0000.5188. Resultados: Os testes e ajustes de modelo forneceram evidencia de que as variaveis: Volume de informacao, Sala de aula, Crenca de que o outro compreende tudo, Queda de desempenho, Indisposicao, Disturbios do sono e Dor de cabeca contribuem para a ocorrencia de ansiedade de informacao na populacao de universitarios de Enfermagem da UFPB. Na abordagem qualitativa originou-se cinco classes: Acessando as redes sociais, Colocando o celular no silencioso ou desligando, Utilizando mensagens em sala de aula, Conectando com o mundo e Filtrando a informacao. Conclusao: Verificou-se que o modelo de regressao logistica utilizado para explicar a ansiedade de informacao possui poder preditivo geral de acerto para cerca de 84,9% dos casos. Os universitarios apresentaram comportamentos sugestivos para ansiedade de informacao quanto a compulsao, sufocamento pelo volume de informacoes, necessidade de busca, de se manterem atualizados e conectados em meios tecnologicos.
Presidente - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 2138635 - SANDRA APARECIDA DE ALMEIDA