PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RENATA RABELO PEREIRA

DISCENTE: RENATA RABELO PEREIRA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: Sala 02 - PPGENF
TÍTULO: HOSPITALIZAÇÃO DE PESSOAS VIVENDO COM HIV E AIDS: UMA ANÁLISE DE PREVALÊNCIA, RISCO E FATORES ASSOCIADOS
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Síndrome da Imunodeficiência adquirida; hospitalização; análise de sobrevida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A aids e reconhecida como uma condicao cronica em funcao de sua persistencia no tempo, com a evolucao das estrategias de diagnosticos e tratamento, a sobrevida e a qualidade de vida das pessoas infectadas aumentaram e deram origem a novos desafios, como a reducao de desfechos clinicos negativos a exemplo das hospitalizacoes. O objetivo do estudo foi analisar hospitalizacoes de pessoas vivendo com HIV/Aids sob a perspectiva do tempo, prevalencia e fatores associados. Estudo epidemiologico, descritivo, retrospectivo, com amostra de 200 prontuarios de pessoas com HIV/Aids, acompanhadas em servico especializado. Realizadas analise descritiva, estudo de prevalencia e estimacao da sobrevida atraves do estimador Kaplan-Meier, modelo parametrico de Weibull e modelo semi parametrico de Cox. Aprovacao do Comite de Etica e Pesquisa CAEE 89036818.0.0000.5188. Observou-se predominio do sexo masculino, faixa etaria entre 40 a 59 anos, heterossexuais, pardos, solteiros, escolaridade ate oito anos de estudo e economicamente ativos. A hospitalizacao foi prevalente em solteiros/viuvos/divorciados, sem escolaridade, heterossexuais, em uso de alcool, tabaco, drogas ilicitas, psicotropicos, com antecedentes psiquiatricos, registro de descontinuidade da terapia antirretroviral, menos de 350 linfocitos T-CD4+, carga viral detectavel e maiores numeros de doencas oportunistas e manifestacoes clinicas. Houve diferencas significativas no tempo entre diagnostico e hospitalizacao, no que se refere a faixa etaria, orientacao sexual, registro de descontinuidade da terapia e ao numero de consultas medicas e multidisciplinar. O modelo de Weibull apresentou como covariavel significativa o registro de descontinuidade da terapia. No modelo de Cox, as variaveis ocupacao, uso de alcool e psicotropicos, contagem de linfocitos T-CD4+, carga viral e antecedentes psiquiatricos foram significativas para explicar o risco de hospitalizacao. O conhecimento de fatores de risco para hospitalizacao possibilita a compreensao das questoes que permeiam tal desfecho e poderao auxiliar no planejamento de acoes de cuidado numa perspectiva preventiva, permitindo averiguar as limitacoes do tratamento ambulatorial no controle da infeccao e dos seus agravos.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA