PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISOLDA MARIA BARROS TORQUATO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISOLDA MARIA BARROS TORQUATO
DATA: 07/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Vigilância de crianças com risco para o desenvolvimento neuropsicomotor: um estudo de intervenção com mães
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Mães; Desenvolvimento infantil.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Resumo: Trata-se de uma pesquisa analitica nao controlada do tipo “Antes-Depois” com abordagem mista cujo objetivo principal e analisar a efetividade de uma intervencao educativa com maes de criancas menores de dois anos para a promocao do desenvolvimento neuropsicomotor saudavel. O estudo sera realizado em creches publicas do municipio de Cuite – PB, totalizando seis estabelecimentos envolvidos, sendo tres localizadas na zona urbana e tres na zona rural. Participarao da pesquisa todas as maes e suas criancas menores de dois anos, matriculadas nas creches do municipio supracitado e que estejam contempladas nos criterios estabelecidos. A coleta de dados ocorrera em tres etapas, para obtencao dos dados quantitativos e qualitativos: A primeira remete-se a uma entrevista estruturada, com as maes, norteada por um formulario fechado, cujos itens foram elaborados e fundamentados a partir do Manual para Vigilancia do Desenvolvimento Infantil no Contexto da Atencao Integrada as Doencas Prevalentes na Infancia (AIDPI) e Caderneta de Saude da Crianca com o objetivo de identificar fatores de risco estabelecidos, biologicos e ambientais para o desenvolvimento neupsicomotor. A segunda, remete-se a avaliacao e classificacao do desenvolvimento infantil em menores de 24 meses, de acordo com o referido manual a fim de identificar criancas com desvio desenvolvimental; e o terceiro momento da coleta de dados relaciona-se a obtencao dos dados quanti-qualitativos, gerados a partir da intervencao educativa sobre estimulacao infantil realizada com as maes das criancas menores de dois anos, a fim de verificar seu conhecimento antes e apos a oficina, assim como a eficacia da intervencao. Para esta analise sera aplicado um formulario contemplando questoes objetivas que avaliam o conhecimento materno sobre estimulacao infantil como tambem buscar-se-a uma analise subjetiva quanto a implementacao materna das orientacoes adquiridas na intervencao por meio de entrevista individual. Os procedimentos e testes estatisticos para associacao de bi e multivaraveis serao realizados com auxilio do Software Statistical Package for the Social Science (SPSS), versao 20.0. Para a analise estatistica serao utilizados os testes de Wilcoxon, Binomial, McNemar e de Analise de correspondencia. Ressalta-se que, em todo este trabalho as hipoteses estatisticas serao consideradas significantes com a decisao de rejeitar a hipotese nula quando o valor p for ≤ a 0,05 ou seja, o nivel de significancia a ser considerado sera de 5%. Para a analise qualitativa serao utilizados os passos da analise tematica propostos por Minayo. O estudo sera iniciado apos a aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme Resolucao nº 466/12 do Conselho Nacional de Saude.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ
Externo ao Programa - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo à Instituição - MARIA HELENA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET