PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISOLDA MARIA BARROS TORQUATO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISOLDA MARIA BARROS TORQUATO
DATA: 07/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Vigilância de crianças com risco para o desenvolvimento neuropsicomotor: um estudo de intervenção com mães
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Infantil; Creche; Educação em Saúde; Mães; Intervenção Precoce; Enfermagem Pediátrica.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A estimulacao infantil e fundamental para a crianca nos primeiros anos devido a plasticidade cerebral e possibilidade de reversao de atrasos. Neste sentido, orientar familiares e uma das recomendacoes da AIDPI. Objetivo: analisar a efetividade de uma intervencao educativa com maes para a estimulacao de criancas menores de dois anos em situacao de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor. Metodo: estudo do tipo antes-depois com abordagem mista, realizado com 52 maes de criancas matriculadas em CREI de Cuite-PB. A intervencao educativa ocorreu em 2018 sob tres etapas: a primeira correspondeu a elaboracao e validacao de um instrumento estruturado contendo 22 questoes para avaliacao do conhecimento materno. Elaborou-se ainda, uma cartilha educativa para as maes; na segunda etapa realizou-se a intervencao educativa, aplicando-se o pre-teste; na terceira etapa, reavaliou-se o conhecimento materno, reaplicando o instrumento, alem de entrevista com 12 maes. Para analise quantitativa e qualitativa utilizou-se estatistica descritiva e inferencial com testes nao parametricos e analise de conteudo tematica, respectivamente. Aprovacao do CEP sob CAAE nº 82127817.3.0000.5188. Resultados: aumento dos escores do conhecimento materno de 5,77±1,85 para 18,60±1,94 (p<0,001). Quanto aos aspectos qualitativos observaram-se nas categorias a falta de orientacao profissional como fragilidades para a estimulacao infantil antes da intervencao; sobrecarga materna e a ausencia paterna na estimulacao da crianca como dificultadores para realizacao da estimulacao; uso de metodologia ativa e materiais educativos foram considerados facilitadores para melhora do conhecimento; mudancas de atitudes e socializacao das informacoes com outras maes; empoderamento materno para identificacao de alteracoes e autonomia para buscar novas formas de promover o desenvolvimento infantil. Conclusao: a intervencao educativa mostrou-se efetiva, pois contribui para a melhora do conhecimento materno sobre o desenvolvimento e estimulacao infantil de criancas em risco, alem de favorecer mudancas de atitudes no domicilio. Contudo, foram observadas fragilidades, sendo recomendada a continuidade das intervencoes educativas com as maes, familiares e cuidadores para melhora do desenvolvimento saudavel de criancas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET
Externo ao Programa - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo à Instituição - MARIA HELENA DO NASCIMENTO SOUZA