PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MONTENEGRO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MONTENEGRO DE ALBUQUERQUE
DATA: 20/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão na terapia intensiva
PALAVRAS-CHAVES: Lesão por Pressão. Conhecimento. Prevenção. Intervenção Educativa. Aprendizagem Significativa. Cuidados Críticos. Terapia Intensiva. Enfermagem.
PÁGINAS: 200
RESUMO: Introdução: A prevenção da lesão por pressão é um fator fundamental na qualidade assistencial de um paciente crítico de terapia intensiva. Objetivo: Analisar a efetividade de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem de terapia intensiva, no que concerne ao conhecimento sobre lesão por pressão. Método: Pesquisa quase experimental, comparativa e de intervenção educativa, com abordagem quanti-qualitativa, realizada de março a novembro/2018, com profissionais de enfermagem de terapia intensiva. Realizou-se em três etapas: 1ª) Teste de Conhecimento sobre lesão por pressão (TCLP-Caliri-Pieper), constituído de 41 questões objetivas sobre Avaliação, Estadiamento e Prevenção; 2ª) Intervenção Educativa “Prevenção da lesão por pressão na terapia intensiva”, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa, e 3ª) Aplicação do Pós-teste (TCLP-Caliri-Pieper). Os dados foram coletados após aprovação do comitê de ética sob parecer Nr. 2.495.293, e analisados por meio da estatística inferencial. Resultados: Participaram 145 profissionais no pré-teste e 91 na intervenção e pós-teste, predominou o sexo feminino, a faixa etária de 31 a 40 anos, experiência profissional de 1 a 5 anos, com pós-graduação. Na parte qualitativa do pré e pós-teste foram representadas por categorias e subcategorias. Na intervenção educativa foram apresentadas três questões problematizadoras e dois estudos de casos para a realidade da terapia intensiva com leitura e discussão entre os profissionais. Observam-se várias questões no pós-teste com índices igual ou >90% para as dimensões avaliação, estadiamento e prevenção apresentando resultados estatisticamente significativos com valor-p <0,005. Considerações Finais: A intervenção educativa mostrou-se efetiva no conhecimento dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva sobre a prevenção de lesão por pressão, revelando alterações significativas na mudança de conhecimento teórico pós-aprendizagem, confirmando a hipótese alternativa desta pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA
Externo à Instituição - MARIA AMELIA DE SOUZA
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA