PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNADETE DE LOURDES A GOUVEIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERNADETE DE LOURDES A GOUVEIA
DATA: 27/05/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: USO DE ANTIDIABÉTICO ORAL VERSUS USO DE INSULINA ENTRE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
PALAVRAS-CHAVES: Crenças; Comportamento em saúde; diabetes mellitus tipo 2; Enfermagem.
RESUMO: Introdução: Diabetes Mellitus não é somente uma doença, mas um transtorno metabólico de etiologia heterogênea, resultando em defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas, caracterizado por hiperglicemia. Definido o diagnóstico com estado clínico e nível glicêmico estável, o diabetes mellitus tipo 2 pode ser conduzido com terapêutica não farmacológica (atividade física e dieta saudável). Nos casos mais agravados e de difícil controle, exige-se o acréscimo do esquema farmacológico (antidiabéticos orais e insulina), com difícil aceitação e pobre seguimento terapêutico. Encontra-se na literatura desfavorável ou inadequada adesão ao regime terapêutico. A importância de tomar a medicação reside no controle da doença, minimização das complicações e prevenção de desfechos negativos. Objetivo: Avaliar a intenção comportamental de uso de antidiabético oral e injetável entre pessoas com diabetes mellitus tipo 2 com aplicação da Theory of Planned Behavior. Método: Estudo de corte transversal, descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW, referência no atendimento as pessoas com doenças do sistema endócrino. A população foram todos os pacientes em atendimento no ambulatório do hospital referido, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 e amostra calculada de 425 participantes. A pesquisa foi desenvolvida atendendo a duas etapas, na primeira realizou-se o levantamento das crenças modais salientes do tratamento para o DM tipo 2 e a construção e validação dos instrumentos de pesquisa para os dois grupos de comportamento; e na segunda etapa, foi pesquisado os fatores determinantes da intenção comportamental para tomar os antidiabéticos orais e injetáveis. Parecer nº. 2.446.500. Resultados: A construção e validação dos instrumentos para medida dos determinantes da intenção de tomar os antidiabéticos oral e injetável. A variável de controle comportamental percebido explica à intenção de tomar antidiabético oral e a atitude é a variável preditora da intenção de tomar antidiabético injetável. Conclusão: A intenção de tomar os antidiabéticos oral é maior que a intenção de tomar os antidiabéticos injetáveis.
Externo à Instituição - DANILO DONIZETTI TREVISAN
Externo à Instituição - FRANCISCO STELIO DE SOUSA