PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANI GARRIDO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANI GARRIDO DE ANDRADE
DATA: 29/05/2019
LOCAL: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Cuidados Plaiativos - NEPBCP
TÍTULO: INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA FINAL DE VIDA PACÍFICO, COM ÊNFASE NA COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados Paliativos; Comunicação; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Enfermagem.
RESUMO: Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida de pacientes com doença que ameacem a vida, por meio do diagnóstico desta condição, bem como de seus familiares, através da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, sendo inegável a sua valorização direcionada ao paciente na terminalidade de vida, bem como de diversas estratégias de cuidar utilizadas nesta modalidade, dentre as quais destaca-se a comunicação. A comunicação é a base fundamental, por meio da qual são estabelecidas as relações interpessoais, um instrumento de ajuda terapêutica que ancora a prestação do cuidado individualizado de que o paciente em cuidados paliativos necessita. Logo, é essencial que os profissionais de saúde, essencialmente o enfermeiro, empreguem a comunicação para oferecer uma assistência efetiva e integral. A despeito dessa importância, considera-se fundamental desenvolver estudos empregando os cuidados paliativos norteados por teorias que alicercem tal prática. Dessa forma, ressalta-se a Teoria Final de Vida Pacífico (Theory of the Peaceful End of Life), como referencial desta pesquisa, devido à semelhança de seus conceitos e pressupostos com os princípios dos cuidados paliativos e que propõe o alívio dos medos e ansiedade, reais e/ou percebidos, para o paciente e sua família. Logo, diante da relevância da temática no campo do cuidar em enfermagem, emerge o interesse para desenvolver um estudo que tem como objetivos: Identificar estratégias de comunicação adotadas por técnicos de enfermagem no contexto hospitalar, ao cuidar de pacientes sob cuidados paliativos na fase final de vida; Verificar as necessidades biopsicossociais e espirituais de familiares dos pacientes sob cuidados paliativos; Averiguar os cuidados realizados por técnicos de enfermagem, com ênfase na comunicação, para os pacientes sob cuidados paliativos e familiares, no processo de terminalidade, à luz da teoria do final de vida pacífico. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que se utilizou da Teoria Final de Vida Pacífico como referencial teórico-metodológico. O cenário da investigação foram as unidades de internação de um Hospital de caráter filantrópico e social, localizado no município de João Pessoa – PB. Os participantes da pesquisa foram dez familiares de pacientes em cuidados paliativos na fase final de vida e 15 técnicos de enfermagem que prestam atendimento a pacientes sob cuidados paliativos. A coleta de dados ocorreu durante o período de fevereiro a abril de 2019. Os dados obtidos através dos instrumentos propostos foram analisados qualitativamente, mediante a análise de conteúdo proposta por Bardin à luz da Teoria do Final de Vida Pacífico. Resultados e Discussão: Foi possível evidenciar que as estratégias comunicacionais são pouco empregadas e que poucos treinamentos são feitos para utilizá-las. Assim os profissionais precisam ser mais bem informados sobre os ‘cuidados paliativos e a comunicação’, tendo como base o aumento de doenças crônicas, e que conhecer as estratégias de comunicação é obrigatório quando se busca um cuidado em saúde humanizado e de boa qualidade. Portanto, dados alguns dos resultados é possível aprimorar a assistência nos cuidados paliativos e a comunicação.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Externo à Instituição - ISABELLE CRISTINNE PINTO COSTA