PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA
DATA: 26/06/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Aplicação do Modelo Calgary de Avaliação Familiar à pacientes com câncer em cuidados paliativos
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Cuidados paliativos; Câncer; Relações Familiares; Modelos Teóricos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Os cuidados paliativos constituem uma modalidade terapeutica crescente aplicada por uma equipe multidisciplinar em prol do paciente sem possibilidades terapeuticas de cura, com vista a uma assistencia minorize os sofrimentos e, melhore a qualidade de vida e a dignidade dos pacientes e seus familiares diante de uma doenca ameacadora da vida. Para o planejamento dos cuidados paliativos os enfermeiros devem estar respaldados tecnica e cientificamente em teorias adequadas a situacao. Portanto, a escolha pelo Modelo Calgary de Avaliacao da Familiar como aporte teorico metodologico para este estudo deve-se ao fato deste modelo buscar investigar a dimensao estrutural, desenvolvimento e funcional da dinamica familiar. O referido modelo permite identificar fragilidades e pontos fortes na rede de apoio familiar a fim de servir de base para o planejamento de intervencoes mais adequadas a cada caso. Objetivos: avaliar a estrutura, o desenvolvimento e a funcionalidade de familias de pacientes com cancer em cuidados paliativos e, investigar a vivencia de familiares de pacientes com cancer sob paliacao. Metodo: trata-se de um estudo de campo com abordagem qualitativa, consubstanciada no Modelo Calgary de Avaliacao da Familia, realizado em um hospital filantropico em atendimento ao cancer, localizado na cidade de Recife, Pernambuco. A amostra da pesquisa foi constituida de dez pacientes e 10 familiares. Em atendimento as observancias eticas o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba, sob CAAE de nº. 71835317.0.3001.5205. Os dados foram coletados de outubro a dezembro de 2017. Para isso, utilizamos a tecnica de entrevista por meio de um roteiro semiestruturado. Os dados possibilitaram a construcao de instrumentos recomendados pelo MCAF: o Genograma e o Ecomapa. As entrevistas gravadas foram transcritas na integra. O material empirico foi analisado qualitativamente, a luz do MCAF. Resultados: O uso do MCAF permitiu conhecer diversas nuances e dificuldades dos pacientes e familiares em situacao de finitude da vida. Sentimentos positivos e negativos puderam ser identificados no enfrentamento do processo saude-doenca pelos pacientes e familiares. Ressalta-se que a rede de apoio estrutural e o fluxo de energia entre membros das familias foram, em grande parte, positivos o favoreceu para preservar a qualidade de vida do paciente nesse estagio de vida. Conclusoes: As familias participantes desse estudo apresentaram remodelacoes em seus papeis sociais e funcionais dentro do grupo familiar. A reorganizacao dos papeis foi considerada menos extenuante em familias mais extensas, do que em familias menos numerosas. Estrategias de uniao, comunicacao adequada e resiliencia pautadas na espiritualidade mostraram-se positivas aos cuidados paliativos. Salienta-se que esse estudo e apenas parte de um recorte da realidade, tendo em vista a magnitude e complexidade dos cuidados paliativos. Faz-se necessario a elaboracao de novos estudos voltados aos cuidados paliativos a paciente com cancer, familiares, equipe multiprofissional, docentes, discentes, e gestores da area dos cuidados paliativos com enfase nos novos modelos de cuidar em Enfermagem.
Externo à Instituição - BETÂNIA DA MATA RIBEIRO GOMES
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA