PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: ALINNE BESERRA DE LUCENA MARCOLINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINNE BESERRA DE LUCENA MARCOLINO
DATA: 29/07/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Vivência das sexualidades: o que dizem as pessoas com deficiência intelectual?
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência Intelectual. Sexualidade. Educação Sexual. Direitos Sexuais e Reprodutivos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A sociedade ainda lida de modo preconceituoso com a sexualidade de pessoas com deficiencia por se tratar de “diferencas” em relacao aos padroes definidores de normalidade, tornando esta discussao pertinente para a construcao de novas abordagens com esta tematica. Objetivo: Analisar o modo como se configuram as vivencias das sexualidades de pessoas com deficiencia intelectual. Percurso Metodologico: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa que envolveu 16 pessoas com deficiencia intelectual, classificadas pelo Codigo Internacional de Doencas (CID -10)/ F-70.1 como pessoas com grau de deficiencia intelectual leve. Como recurso para a coleta de dados empregou-se a entrevista semiestruturada. O corpus proveniente das entrevistas foi processado pelo software IRaMuTeQ e analisado pela Classificacao Hierarquica Descendente, Analise de Conteudo e Nuvem de Palavras. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba, conforme o protocolo CAAE 59410216.4.0000.5188.Resultados: Emergiram cinco classes de conteudos relacionados a sexualidade de pessoas com deficiencia intelectual: “sentidos atribuidos a sexualidade”, “cuidado e protecao”, “suporte social e emocional”, “obstaculos dialogicos” e “fontes de informacoes”. A sexualidade foi referida nas interacoes corporais, envolvendo carinho, amor, afetividade e compromisso com o outro. Ainda foi apontada exclusivamente como forma de expressar os desejos e prazeres. Foi identificada a ocorrencia de namoros, consentida por adultos, quase sempre sem preservativo, utilizando o anticoncepcional como metodo contraceptivo. O dialogo com os familiares ainda e insuficiente, falho e/ou pouco preciso e o acesso a informacoes sobre sexualidade e superficial, procedente de internet e televisao. Conclusao: A sexualidade das pessoas com deficiencia intelectual e bastante semelhante a das demais quanto a expressao do desejo erotico e a exposicao aos padroes sociais. Estrategias educativas devem ser adotadas, incluindo familiares, educadores e pessoas com deficiencia intelectual, onde sistemas de apoio personalizados, destituidos de repressao, culpa e medicalizacao de condutas possam ajuda-los a vivenciar plenamente suas sexualidades.
Externo à Instituição - ALINE APARECIDA MONROE
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA