PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: JOSE MELQUIADES RAMALHO NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MELQUIADES RAMALHO NETO
DATA: 22/07/2019
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Subconjunto terminológico da CIPE® para pacientes graves com Sepse
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Terminologia padronizada em Enfermagem; Sepse; Cuidados críticos; Unidades de terapia intensiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A despeito de todo o avanco da ciencia contemporanea para o suporte artificial das funcoes organicas do paciente grave, a sepse constitui uma sindrome clinica na qual uma resposta desregulada do organismo a infeccao, mediada por reacao sistemica do sistema imunologico do hospedeiro frente a um determinado microrganismo infectante, ocasiona disfuncao organica ameacadora a vida e, consequentemente, representa uma das maiores causas de morte em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de todo o mundo. Objetivo: Desenvolver um Subconjunto Terminologico da CIPE® para pacientes graves com Sepse, tendo como suporte teorico as Necessidades Humanas Basicas de Horta. Metodo: Pesquisa metodologica desenvolvida em quatro etapas: Identificacao de termos relevantes para o cuidado de pacientes graves com sepse a partir de 87 artigos cientificos acerca da tematica e de registros de enfermagem em 66 prontuarios clinicos de pacientes septicos admitidos na UTI Adulto do Hospital Universitario Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraiba (HULW-UFPB); Mapeamento cruzado dos termos identificados com termos da CIPE®; Construcao e validacao de conteudo por consenso dos enunciados de diagnosticos/resultados e intervencoes de enfermagem para o cuidado de pacientes graves com sepse; Estruturacao do subconjunto terminologico da CIPE® para o cuidado de pacientes graves com sepse de acordo com o modelo brasileiro para desenvolvimento de subconjuntos e baseado na Teoria de Horta. O projeto foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa de acordo com o Parecer n° 1.933.767 e CAAE 64802817.3.0000.5183. Resultados: Foram identificados 1.170 termos provenientes da literatura e dos prontuarios clinicos, relevantes para a pratica clinica direcionada ao paciente grave com sepse, dos quais 1.054 sao termos constantes no Modelo de 7-Eixos da CIPE® Versao 2017. Foram construidos 115 enunciados de diagnosticos/resultados de enfermagem com suas respectivas definicoes operacionais, alem de elaborados 1.246 enunciados de intervencoes de enfermagem, previamente classificados de acordo com a Teoria de Horta, o que permitiu a validacao de conteudo por consenso de 114 enunciados (99,1%) de diagnosticos/resultados de enfermagem, juntamente com 849 enunciados (68,1%) de intervencoes de enfermagem a serem incluidos no Subconjunto terminologico da CIPE® para pacientes graves com Sepse. Conclusao: O subconjunto terminologico como uma ferramenta de tecnologia leve a beira do leito visa promover a identificacao de fenomenos de enfermagem sobre os quais enfermeiros intensivistas desenvolvam um processo de raciocinio clinico com tomadas de decisao frente as necessidades humanas afetadas de pacientes graves com sepse por meio dos enunciados validados nesta pesquisa e fundamentados na Teoria de Horta, assim como busca subsidiar um registro adequado do cuidado de enfermagem intensivo.
Interno - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES
Presidente - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA