PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: KEYLLA TALITHA FERNANDES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLLA TALITHA FERNANDES BARBOSA
DATA: 15/07/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Vulnerabilidade da pessoa idosa: desenvolvimento do conceito
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Vulnerabilidade em Saúde; Idoso; Formação de Conceito.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A vulnerabilidade consiste em um constructo multidimensional, em que condicoes comportamentais, socioculturais, economicas e politicas interagem com os processos biologicos ao longo da vida. Pouco estudado na gerontologia, o conceito de vulnerabilidade na pessoa idosa necessita ser construido a partir das especificidades decorrentes do processo natural do envelhecimento humano, contribuindo para ampliacao do cuidado integral a pessoa idosa. Objetivo: Desenvolver o conceito de vulnerabilidade da pessoa idosa com base no Modelo Hibrido de Desenvolvimento de Conceitos. Metodo: Trata-se de um estudo metodologico com carater descritivo e abordagem qualitativa, fundamentada pelo referencial teorico-metodologico do Modelo Hibrido de Desenvolvimento de Conceitos, composto por tres fases: teorica, empirica e analitica final. Para o desenvolvido da fase teorica, realizou-se a revisao integrativa da literatura a partir de publicacoes no Banco de Teses e Dissertacoes da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal do Nivel Superior, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciencias da Saude, Medical Literature Analysis and Retrival Sistem on line, SciVerse Scopus e Web of Science, utilizando os seguintes descritores: vulnerabilidade em saude, idoso, servicos de saude para idosos e saude do idoso. Em seguida, foi desenvolvida a fase empirica por meio da entrevista semiestruturada com 12 profissionais (incluidos enfermeiros, psicologo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social) com experiencia laboral ou academica no cuidado a pessoa idosa. Como metodo de analise das entrevistas, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. A fase analitica final constituiu a interface entre as evidencias teoricas e empiricas. O presente estudo foi apreciado pelo Comite de Etica do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba e aprovado sob o parecer nº 1.984.562. Resultados: Ao realizar o levantamento teorico, elencou-se 36 estudos para compor a revisao integrativa da literatura, que subsidiaram o delineamento dos atributos, antecedentes e consequencias do fenomeno estudado. Ademais, as evidencias teoricas permitiram a definicao do conceito a ser trabalhada na fase subsequente. A partir da analise dos dados, por meio da Teoria Fundamentada nos Dados, emergiram dois fenomenos: 1 – Desvelando as multiplas alteracoes advindas com o processo de envelhecimento humano e 2 – Compreendendo as multiplas dimensoes do constructo da vulnerabilidade da pessoa idosa, que permitiram a aproximacao com a tematica sob a otica dos profissionais da saude. Por fim, ancorados nos discursos dos participantes do estudo e da literatura pertinente, elaborou-se o conceito da vulnerabilidade da pessoa idosa. Consideracoes finais: A vulnerabilidade da pessoa idosa consiste em um constructo multifacetado, em que condicoes individuais e coletivas interagem entre si, determinando a reducao da capacidade de enfrentamento aos agravos a saude. Diante do envelhecimento populacional, torna-se imprescindivel reconhecer a heterogeneidade da senescencia e, assim, estimular o desenvolvimento de praticas compativeis com os valores, condicoes sociais, financeiras e estruturais da populacao em questao.
Externo à Instituição - FABIOLA DE ARAUJO LEITE MEDEIROS
Externo à Instituição - KAMYLA FELIX OLIVEIRA DOS SANTOS