PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THAYNARA FERREIRA FILGUEIRAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNARA FERREIRA FILGUEIRAS
DATA: 25/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: COMUNICAÇÃO PERSUASIVA COMO ESTRATÉGIA PARA INFLUENCIAR A INTENÇÃO DE USO DO PRESERVATIVO ENTRE MULHERES
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Estudos de Validação; Infecções por HIV; Preservativos; Mulher.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da comunicacao persuasiva na intencao comportamental de uso de preservativos entre mulheres em condicoes de vulnerabilidade a luz da Teoria da Acao Racional. Trata-se de um estudo metodologico, de intervencao, do tipo before and after, com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas fases: 1) Estudo metodologico – validacao de recurso audiovisual voltado a intencao do uso de preservativos; 2) Estudo de intervencao – avaliacao da intencao do uso de preservativos antes e apos a aplicacao do recurso audiovisual. Na pesquisa metodologica, foram instituidos criterios para a selecao dos expertises de acordo com o sistema de classificacao adaptado do modelo de Fehring. A validacao foi realizada por seis juizes com formacao em comunicacao e os dados foram analisados a partir da estatistica descritiva (frequencias e medidas de tendencia central). O nivel de confianca adotado foi de 95%, com margem de erro de 5%. Para validacao, utilizou-se o Indice de Validade do Conteudo dos Itens e Indice de Validade do Conteudo Geral. Utilizou-se o Indice Kappa para afericao do nivel de concordancia e consistencia das respostas dos juizes. Apos avaliacao o recurso audiovisual nao foi ajustado, pois o Indice de Validade do Conteudo foi acima de 0,80 para todos os criterios definidos. Na segunda fase do estudo, a amostra foi composta por 50 mulheres residentes no aglomerado subnormal, cadastradas em Unidade Integrada de Saude da Familia. O instrumento utilizado o foi construido e validado em pesquisa previa. Sua aplicacao ocorreu antes e apos as participantes assistirem ao video da comunicacao persuasiva positiva. A analise teve como foco a avaliacao do efeito da comunicacao persuasiva sobre a medida da intencao comportamental de uso de preservativos e dos seus determinantes. Os dados foram analisados a partir da estatistica inferencial, organizados, codificados e processados pelo aplicativo Statistical Package for the Social Science, versao 21.0 e apresentados em tabelas. Os testes utilizados foram t de Student pareado e testes de Correlacao e Regressao multipla por etapas. A pesquisa seguiu os criterios estabelecidos na Resolucao 466/2012 e obteve CAAE nº 58597416.3.0000.5188. Na primeira fase do estudo validou-se a comunicacao persuasiva por seis juizes, evidenciando a experiencia dos especialistas na area da comunicacao Assim, na apreciacao, o recurso esta adequado em todos os aspectos. Apos validacao analisou-se os efeitos da comunicacao, observou-se fortalecimento no poder de explicacao do comportamento ‘usar preservativo’, sugerindo que os dois componentes juntos, ou seja, atitude e a norma subjetiva proporcionam maior impacto sobre a intencao de realizar o comportamento. Averigua-se que a teoria se despontou como um modelo explicativo para a compreensao dos fatores correlacionados na intencao comportamental da utilizacao do preservativo por mulheres. Alem disso, foi possivel verificar, empregando-a como referencia, a variavel preditora da intencao pesquisada. De maneira complementar, tem-se as crencas comportamentais, atitude e a crenca normativa como as variaveis preditoras da intencao comportamental do uso de preservativo por mulheres de um aglomerado subnormal da cidade de Joao Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SMALYANNA SGREN DA COSTA ANDRADE