PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: CAMILLA DE SENA GUERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA DE SENA GUERRA
DATA: 11/10/2019
LOCAL: Auditório do Instituto Paraibano de Envelhecimento
TÍTULO: Histórias de mães de crianças com a síndrome congênita pelo zika vírus: caminhos entrelaçados de cuidado
PALAVRAS-CHAVES: Microcefalia; Infecção por Zika vírus; Mães; Estresse Psicológico; Assistência à saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivos: Conhecer as historias das maes de criancas com a sindrome congenita adquirida pelo zika virus e a trajetoria do cuidado na Rede de Atencao a Saude. Metodo: Estudo qualitativo, descritivo e exploratorio, embasado pelo referencial teorico-metodologico da Historia Oral, mais especificamente, a Historia Oral Tematica. Na primeira etapa do estudo, foi utilizado o metodo misto, referente a aplicacao do Self-Reporting Questionnaire, com 15 maes a partir da coleta, analise e combinacao de tecnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa em um mesmo desenho de pesquisa. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas individuais com 13 maes. Ambas as etapas foram realizadas numa Regional de Saude do estado de Pernambuco, Brasil. Os dados da primeira etapa do estudo foram digitados e codificados em uma planilha eletronica do programa Excel versao 2010. As entrevistas foram transcritas e analisadas com o auxilio do software IRAMUTEQ, versao 0.7. Resultados e discussao: Observou-se que 10 mulheres apresentaram resultado positivo para o sofrimento mental. O diagnostico de microcefalia dos filhos, decorrente da infeccao pelo Zika virus, remetem as maes desde a gravidez demandas de adaptacao ao novo estilo de vida associado as responsabilidades pelo cuidado. A vivencia das maes com filho deficiente e um fenomeno marcado por desafios terapeuticos, sobrecarga, anulacao, sofrimento psiquico, o medo da perda/morte ou nao evolucao do quadro da crianca, a exaustao fisica e psicologica em decorrencia dos cuidados continuos e o aparecimento/agravamento de conflitos que repercutiram negativamente na dinamica familiar, alem, de enfrentamentos individuais por meio da fe, e os sociais, que resultam da relacao de apoio com sua rede social. A compreensao das historias das maes de criancas com a sindrome possibilitou a reflexao sobre os desafios relacionados a deficiencia e dependencia dos seus filhos por cuidados diarios. Alem dos inumeros problemas no percurso do itinerario terapeutico, dentre eles, o uso simultaneo dos servicos, falta de referencia no municipio, problemas estruturais na Rede de Atencao a Saude, lacunas na assistencia a saude primaria, com consequente desarticulacao e fragmentacao no cuidado a crianca e a familia. Consideracoes finais: O contexto da sindrome, associada as baixas condicoes socioeconomicas, revelaram a magnitude e peculiaridades da problematica que permeiam os limites a dignidade, nao apenas na qualidade de vida das maes, mas na precariedade da vida de mulheres negligenciadas pelo Estado e sociedade. Conhecer as historias dessas mulheres possibilita perceber as suas reais necessidades, auxiliando ao profissionais de saude em uma tomada de decisao critica e na elaboracao de novas estrategias de cuidado que valorizem o autocuidado e o fortalecimento de suas identidades e potencialidades. Que esta investigacao possa alargar horizontes de pesquisa, suscitar discussoes mais intensas e novas perspectivas metodologicas para estudos que envolvam o itinerario terapeutico e o cuidado das maes de criancas com deficiencia, oportunizando visibilidades para situacoes por vezes subestimadas no campo das praticas e das politicas de saude e sociais.
Interno - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - ALYNNE MENDONCA SARAIVA