PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WYNNE PEREIRA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYNNE PEREIRA NOGUEIRA
DATA: 18/02/2020
LOCAL: sala de aula do PPGENF
TÍTULO: Infecções Sexualmente Transmissíveis e fatores associados na população ribeirinha: aportes para vigilância em saúde
PALAVRAS-CHAVES: População ribeirinha; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Vulnerabilidade; Comportamento de risco
RESUMO: As hepatites virais B e C, o HIV e a sífilis constituem importantes Infecções Sexualmente Transmissíveis que atingem desproporcionalmente as populações vulneráveis, dentre elas, a população ribeirinha. Objetivou-se investigar a epidemiologia das hepatites virais B e C, HIV e sífilis e os seus fatores associados na população ribeirinha residente no município de João Pessoa. Consta de um estudo transversal, analítico com abordagem quantitativa, realizado em cinco comunidades ribeirinhas do município de João Pessoa, no estado da Paraíba. Foram entrevistados 250 ribeirinhos residentes nas comunidades. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado com questões sociodemográficas, de comportamento sexual e uso de drogas ilícitas, além do Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT). O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, sob parecer de nº 3.340.273. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e convertidos para programa estatístico para serem realizadas análises descritivas e regressão logística múltipla. A maioria dos participantes é do sexo feminino (68%); com faixa etária entre 18 e 39 anos (43,2%), com até oito anos de estudo (62,0%); casado ou em união consensual (64%). A prevalência para as IST investigadas por meio dos testes rápidos foi de 12,8% (95% IC: 8,8 - 16,4) em 32 indivíduos que apresentaram resultados reagentes. Foram detectados 29 casos para sífilis com uma prevalência de 11,6% (95% IC: 7,5-15,6); o anti-HIV tipo 1 em dois indivíduos com prevalência de 0,8%; (95% IC: 0-1,2); infecção pelo vírus da hepatite B em um indivíduo 0,8% (95% IC: 0-1,2) e nenhum teste mostrou-se reagente para o vírus da hepatite C. O uso de álcool, relações sexuais antes dos 15 anos de idade, o número de parceiros sexuais nos últimos 12 meses, se recebeu dinheiro ou pagou em troca de sexo, se tem história de prisão e histórico de IST anterior apresentaram significância estatística com a ocorrência das IST investigadas. A prevalência relacionada ao consumo de álcool, segundo escala aplicada, entre os moradores foi de 45,2%(IC95%: 39,0-51,4). Conclui-se que a população do estudo apresenta alta prevalência para sífilis e presença de comportamentos de risco associados com a ocorrência de infecções sexualmente transmissíveis, caracterizando a população ribeirinha com vulnerabilidades para essas infecções.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo à Instituição - GISETTI CORINA GOMES BRANDÃO