PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE: SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR
DATA: 17/02/2020
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM LEISHMANIOSE
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; leishmaniose; enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: As leishmanioses são doenças tropicais de complexa epidemiologia e ecologia, consistindo em um importante problema de saúde pública na atualidade. A Leishmaniose Cutânea apresenta-se como úlcera que pode levar a cicatrizes, deformação, e estigmatização. A Leishmaniose Visceral é a forma mais grave, sistêmica, e que é geralmente fatal se não for tratada. Todos estes fatores poderão contribuir para uma consequente diminuição da qualidade de vida desses indivíduos. Ante o exposto, este estudo foi desenvolvido com o seguinte questionamento: que dimensões de qualidade de vida podem sofrer maiores interferências pela leishmaniose? Para isso, a presente investigação tem por objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes acometidos pela leishmaniose segundo aspectos sociodemográficos, clínicos e epidemiológicos. Método: É um estudo exploratório e descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitarias (DIP) de um Hospital referência para o tratamento deste agravo na Paraíba, Brasil. A amostra foi do tipo probabilística, sendo considerados os critérios de inclusão: pessoas acima dos 18 anos, de ambos os sexos, que apresentem diagnóstico médico de infecção por leishmaniose (visceral ou cutânea) e sob tratamento no referido serviço de saúde. Foram considerados como critérios de exclusão: pacientes que estivessem em uso de psicotrópicos, crianças e adolescentes menores de 18 anos, e os pacientes com incapacidade física ou cognitiva para responder aos questionários utilizados na investigação. Inicialmente foi aplicado um questionário em busca de informações acerca da identificação do paciente, condições de moradia, aspectos clínicos e exames realizados além do questionário de medida da qualidade de vida (Medical Outcomes Survey Short-Forma 36). Para a coleta de dados, foi solicitada a anuência do participante por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados oriundos das respostas dos participantes foram tabulados numa planilha eletrônica do Microsoft Office Excel 2010 e posteriormente transferidos para o software SPSS versão 20. Para análise dos dados, foram utilizadas medidas descritivas (frequência, média e desvio-padrão) e testes estatísticos não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Este estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Universitário Lauro Wanderley, com número CAAE: 11309619.9.0000.5183. Resultados: No que se refere à Leishmaniose Tegumentar Americana, há impacto negativo na qualidade de vida das pessoas que são acometidas pela doença em todos os domínios, com menores scores do SF 36 na função física, papel emociona e vitalidade. No que tange às dimensões de qualidade de vida afetadas pela leishmaniose visceral, evidencia-se que há impacto negativo pela doença em todos os scores nos domínios do SF 36, em especial nos domínios papel emocional, função física e função social. Conclusão: O presente estudo possibilita conhecer o impacto da leishmniose na qualidade de vida dos seres humanos por meio das dimensões do SF36. Isso posto, os profissionais da saúde e gestores poderão desenvolver ações imediatas que objetivem mitigar o impacto da infecção na vida dos seres humanos.
Presidente - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA