PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: LIA RAQUEL DE CARVALHO VIANA

DISCENTE: LIA RAQUEL DE CARVALHO VIANA
DATA: 20/03/2020
LOCAL: sala 03 - PPGENF
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA E PRÓSTATA
PALAVRAS-CHAVES: Neoplasias da Mama. Neoplasias da Próstata. Qualidade de Vida. Cooperação e Adesão ao Tratamento. Enfermagem Oncológica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A experiência do câncer de mama e de próstata e seus tratamentos trazem repercussões significantes na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) dos indivíduos, o que pode refletir negativamente nos aspectos relacionados à adesão terapêutica. Objetivo: Avaliar a QVRS e a adesão ao tratamento em pacientes com câncer de mama e de próstata. Método: estudo exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 305 pacientes com câncer de mama e de próstata em um hospital oncológico de referência no Estado da Paraíba, Brasil, entre os meses de junho a novembro de 2019. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento semiestruturado para obtenção de dados referentes ao perfil sociodemográfico e clínico, o questionário European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire “core” 30 itens, o módulo específico Quality of Life Questionnaire-Breast Cancer e Escala Adherence Determinants Questionnaire-Versão Brasileira. A análise dos dados foi realizada com estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado sob parecer de número 3.293.768. Resultados: A QVRS apresentou médias elevadas na ESG e na EF nos grupos de pacientes, e a ES obteve piores resultados no grupo com câncer de mama em quimioterapia, destacando-se fadiga, dor, insônia e dificuldade financeira. Nas mulheres, observou-se melhores médias na imagem corporal e piores na satisfação sexual, efeitos colaterais e sintomas da mama. Nos homens, melhor desempenho de papeis. A amostra apresentou uma média adesão, destacando-se o domínio Apoio/Severidade percebida. A correlação entre a QVRS e a adesão de pacientes com câncer de próstata mostrou significância estatística (p≤0,05) entre ESG e a EF Intenções; Função emocional e Intenções; Insônia e Normas subjetivas; Dificuldade financeira e Normas subjetivas. Nas mulheres, houve significância estatística (p≤0,05) entre Desempenho de papeis e Normas subjetivas; Fadiga e Intenções; Dificuldade financeira e Adesão total; Desejo sexual, Satisfação sexual e Apoio/Severidade percebida; Sintomas da mama e Intenções. Conclusões: A QVRS impacta diretamente na adesão ao tratamento de pacientes com câncer de mama e de próstata.
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA