PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANNA TEREZA ALVES GUEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA TEREZA ALVES GUEDES
DATA: 30/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Continuidade da estimulação neuropsicomotora de crianças com síndrome congênita do Zika: o olhar de cuidadores e de profissionais
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da criança; Zika Vírus; Deficiências do desenvolvimento; Relações Profissional-Família.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A continuidade da estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor ocorre por meio da comunicação entre os profissionais de saúde, o usuário e a família, visando alcançar objetivos de forma compartilhada, assegurando, assim, resultados eficazes no desenvolvimento das crianças com a síndrome congênita do Zika e melhor qualidade de vida. Objetivo: Compreender a continuidade da estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com a síndrome congênita do Zika e apreender a percepção acerca do desenvolvimento dessas crianças, a partir do olhar de cuidadores e profissionais dos serviços de reabilitação. Percurso metodológico: Pesquisa descritivo-exploratória, com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Simbólico, realizada com 12 profissionais em três instituições públicas de uma capital do Nordeste do Brasil e com sete cuidadores de crianças com síndrome congênita do Zika. Os dados foram coletados de agosto a novembro de 2019, através de entrevista em profundidade com os profissionais, e grupo focal, com os cuidadores. O material empírico foi analisado sob a técnica de análise temática indutiva. Em atendimento às observâncias éticas, o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE de nº. 17008919.9.0000.5188. Resultados: Observou-se que os participantes do estudo consideram que há um severo comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança com a síndrome congênita do Zika, e que existem entraves para alcançar êxito na continuidade da estimulação dessas crianças, relacionados a barreiras organizacionais, aspectos socioambientais e dificuldades impostas pela própria condição da criança. No entanto, as terapias integrativas complementares poderão contribuir para o desenvolvimento dessas crianças. Considerações finais: Devido às dificuldades enfrentadas para a continuidade da estimulação de crianças com síndrome congênita do Zika, é necessária uma rede de apoio fortalecida, com estimulação do desenvolvimento associada as terapias complementares e recursos humanos qualificados, a fim de ofertar um cuidado integral a este grupo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo ao Programa - 2578808 - JULIANA SOUSA SOARES DE ARAUJO
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET