PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: EDNA MARILIA NÓBREGA FONSÊCA DE ARAÚJO

DISCENTE: EDNA MARILIA NÓBREGA FONSÊCA DE ARAÚJO
DATA: 30/03/2020
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: GESTÃO DO CUIDADO AO IDOSO COM TUBERCULOSE: CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO PARA USO DO ENFERMEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão em Saúde. Idosos. Tuberculose. Atenção Primária à Saúde.Tecnologia em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A utilização de tecnologias para efetuar a gestão do cuidado na população idosa favorecerá expressamente o diagnóstico da tuberculose de forma efetiva e rápida, além de subsidiar a organização dos profissionais enfermeiros da Atenção Primária a Saúde no que diz respeito à dimensão profissional. Objetivo: Construir um aplicativo para uso dos enfermeiros a fim de auxiliar na gestão do cuidado ao idoso com tuberculose na Atenção Primária. Método: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, aplicado na versão de produção tecnológica que objetiva desenvolver instrumentos, englobando métodos complexos e elaborados. Utilizou-se o método de Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) adaptado para este estudo, organizado em cinco fases: análise; entrevista com as enfermeiras; design e qualificação. Resultados: A falta de qualificação profissional, não priorização do serviço primária como porta de entrada, falta de vínculo enfermeiro-usuário e falta de um cuidado específico ao idoso, analisadas na revisão integrativa, suscitaram a idealização de um aplicativo que auxiliasse o enfermeiro na produção do cuidado. Quanto às entrevistas, dentre os vários aspectos observados, a comunicação efetiva do enfermeiro com usuário e família foi algo considerado relevante para se alcançar, por exemplo, a adesão terapêutica. Ademais, a partir dessa comunicação, pôde-se verificar as possíveis reações adversas à medicação e estimular a realização dos exames com intuito de acompanhamento. E, por fim, no que se refere à construção do aplicativo intitulado GECI- TB (gestão do cuidado ao idoso com tuberculose: facilitando o atendimento) possui oito telas que constituíram o corpo do aplicativo. Após a qualificação das enfermeiras, houve alguns acréscimos sugeridos pelas mesmas que foram imprescindíveis para a construção da ferramenta. Conclusão: Assegura-se que realmente há como desenvolver um aplicativo móvel para uso do enfermeiro quanto à tomada de decisão, monitoramento, anotações e avaliação. Todavia, percebeu-se que o desenvolvimento do aplicativo pode ser ampliado para outros níveis de hierarquia, não apenas no campo da atenção primária. Como limitação do estudo tem-se o número restrito de enfermeiras participantes, podendo ser revisto em estudos futuros para que se obtenham maiores resultados.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 1653046 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO