PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: JANISLEI SOARES DANTAS

DISCENTE: JANISLEI SOARES DANTAS
DATA: 26/03/2020
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde de pessoas com feridas crônicas
PALAVRAS-CHAVES: Feridas; Qualidade de vida relacionada à saúde; Avaliação; Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Pessoas com feridas crônicas enfrentam mudanças funcionais e psicológicas com repercussões importantes na qualidade de vida. Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde é um parâmetro relevante para compreender o impacto do agravo. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde e sua associação com aspectos clínicos de pessoas com ferida crônica. Método: Estudo transversal, quantitativo, realizado com 85 pessoas, no período de junho a setembro de 2019, em um hospital escola. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um formulário sociodemográfico e clínico, o Medical Outcomes Short-Form Health Survey (SF-36) e o Cardiff Wound Impact Schedule (CWIS)-versão brasileira. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HULW sob Parecer de nº: 3.260.011, CAAE: 10689519.4.0000.5183. As etapas operacionais foram: 1 - elaboração de uma revisão de escopo; 2 - aplicação dos instrumentos; 3 - construção do banco de dados; 4 - análise estatística descritiva e inferencial dos dados; 5 – elaboração de dois manuscritos originais com os resultados do estudo. Resultados: Há maior presença de feridas crônicas entre mulheres, idosos, pessoas que vivem com companheiros e familiares, com baixa escolaridade, com baixa renda e acometidas com hipertensão arterial e diabetes mellitus. Prevaleceram feridas de etiologia venosa, acima de 24 semanas e sem sinais críticos de infecção. A QVRS avaliada pelo SF-36 apresentou escore geral médio de 35,08. Os domínios limitação por aspectos físicos e aspectos emocionais pontuaram menores médias. No CWIS os domínios mais afetados foram bem-estar e vida social e a média geral 45,57. Fatores sociodemográficos e clínicos apresentaram correlações significas com a redução dos escores de todos os domínios. De QVRS nos dois instrumentos. Conclusão: Os resultados podem contribuir para melhor compreensão dos efeitos da ferida crônica na qualidade de vida relacionada à saúde e direcionar intervenções terapêuticas às necessidades da pessoa sob a perspectiva de um modelo de cuidado integral e holístico.
Externo à Instituição - GLENDA AGRA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA