PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉFORA LUANA EVANGELISTA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉFORA LUANA EVANGELISTA DE ANDRADE
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - meet.google.com/mjx-iupe-ajr
TÍTULO: REDES SOCIAIS DE PESSOAS VIVENDO COM HIV E AIDS: INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DE CUIDADO
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Rede social; Cuidado.
RESUMO: Introdução: Há um grande impacto individual em viver com uma doença crônica como a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a síndrome da imunodeficiência Adquirida (aids) por ser, principalmente, uma doença envolta de muito estigma e preconceito. Essas questões são, portanto, o maior obstáculo entre esses indivíduos e sua qualidade de vida, o que diretamente afeta sua capacidade de enfrentamento. Percebe-se a necessidade de estratégias de enfrentamento para o indivíduo vivendo com o HIV e aids, sendo a rede social apontada como uma ferramenta de apoio. Objetivos: descrever a rede social de pessoas vivendo com HIV e aids, assistidas em ambulatório especializado da região metropolitana da Paraíba; identificar o tipo de apoio que a rede social oferece a estas pessoas; compreender a relação das pessoas que vivem com HIV e aids com as suas redes sociais; analisar a função da rede social e sua influência para o cuidado da pessoa vivendo com HIV e aids. Método: Estudo qualitativo fundamentado no referencial teórico-metodológico da rede social, desenvolvido no ambulatório do Complexo Hospitalar Clementino Fraga. Para a produção do material empírico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o desenho de mapas referentes à rede social com 20 participantes. Os mapas foram previamente analisados em sua estrutura e função e as informações serão posteriormente analisadas mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, conforme o nº CAAE 20337219.2.0000.5188. Resultados preliminares: As redes primárias das pessoas vivendo com HIV e aids são de tamanho médio e com alta densidade. A função de apoio ao diagnóstico e/ou cuidado foi exercida pelos familiares, parentes e amigos. Enquanto a rede secundária é composta, em sua maioria, pelo hospital de referência estadual e por instituições de assistência social. Espera-se que a descrição e análise da rede social das pessoas que vivem com HIV e aids possa auxiliar no fortalecimento das relações que permeiam a atenção à saúde das pessoas vivendo com HIV e aids e, assim, direcionar ações que atendam às suas necessidades.
Externo à Instituição - GISETTI CORINA GOMES BRANDÃO
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA