PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELLEN DUARTE DE OLIVEIRA MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELLEN DUARTE DE OLIVEIRA MATOS
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - https://meet.google.com/enq-yvzm-jrr
TÍTULO: PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS: INTERVENÇÃO EDUCATIVA VOLTADA AO CUIDADOR
PALAVRAS-CHAVES: Estudos de Validação, Conhecimento, atitudes e prática em saúde.
RESUMO: Introdução: Sabe-se que pessoas idosas estão sob maiores condições de risco para desenvolver lesão por pressão em virtude das condições clínicas, que refletem principalmente naquelas com restrição de mobilidade e idade avançada. Enfatiza-se a importância do conhecimento, atitude e prática na adoção de medidas preventivas relacionados à lesão por pressão, uma vez que os cuidadores auxiliam na execução de tarefas que lhes são atribuídas ao longo da jornada de trabalho como, atividades de higiene pessoal, alimentação, mudança de posicionamento, hidratação da pele e outros cuidados inerentes a profissão. Diante disso, é essencial identificar o que os cuidadores sabem, pensam e praticam para prevenir a ocorrência de lesão por pressão em idosos residentes em instituições de longa permanência. OBJETIVO: avaliar o efeito de intervenção educativa problematizadora sobre o conhecimento, a atitude e a prática de cuidadores para prevenção de lesão por pressão em idosos residentes em instituições de longa permanência. MÉTODO: Trata-se de estudo de abordagem multimétodos, desenvolvido em três etapas, a seguir: A primeira fase consistiu na construção, validação e avaliação semântica do instrumento de coleta de dados para identificação do conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de idosos institucionalizados relacionado à prevenção de lesão por pressão, configurando-se a fase inicial do estudo avaliativo, metodológico com abordagem quantitativa. Na segunda fase, realizou-se uma intervenção educativa sobre prevenção de lesão por pressão para os cuidadores de idosos em instituições de longa permanência e avaliou-se os efeitos dessa intervenção educativa sobre o conhecimento teórico-prático, tratando-se de um estudo de intervenção, quase experimental, prospectivo, comparativo, do tipo antes e depois, com desenho misto. Na terceira fase, verificou-se as dificuldades e facilidades enfrentadas pelos cuidadores para implementação das medidas preventivas para lesões por pressão apreendidas na intervenção educativa configurando-se um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Para analisar a associação entre variáveis será empregados os testes não-paramétricos de qui-quadrado (χ2), teste exato de Fisher e teste t de student, conforme adequação em cada tipo de variável. Para análise dos dados qualitativos será utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob parecer nº 3.034.658 e CAAE: 97913018.7.0000.5188, respeitando-se os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos, preconizados pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde conforme o CAAE n. 97913018.7.0000.5188.
Interno - 3076637 - ANA MARIA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 3114590 - ANA PAULA MARQUES ANDRADE DE SOUZA